Dia do jornalista de mídias digitais e eletrônicas será comemorado em 30 de março

150

A data foi instituída graças aos esforços da ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica

Pesquisa do Instituto Reuters de Jornalismo, realizada para a Universidade de Oxford, em vários países, aponta que as mídias digitais são o segundo meio mais utilizado como fonte de informação dos brasileiros, depois da televisão. Mas, diferentemente dos canais tradicionais, o poder de disseminação dos conteúdos nas redes sociais é muito maior. As tecnologias digitais têm afetado diretamente o universo do jornalismo, de modo a fundir as mídias impressa, eletrônica e virtual.

Devido à importância da profissão para o segmento jornalístico, a ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica empenhou-se para que fosse instituído o Dia do Jornalista e Profissionais de Mídia Eletrônica e Digital, que passa a ser comemorados anualmente em 30 de março.

De acordo com a presidente da associação, Vera Tabach, a internet e as comunicações móveis, mais do que quaisquer outros fatores tecnológicos, são as duas alavancas que mudam hoje a face do jornalismo, ampliando o acesso à informação e ao entretenimento. “Levam o mundo para dentro das nossas casas, e pela palma das mãos”, sublinhou.

A jornalista acrescentou que “as pessoas, munidas de dispositivos móveis, cada dia mais avançados, interagem com outras pessoas, a qualquer hora e em qualquer lugar, nas redes sociais, em ligações telefônicas gratuitas do Skype, com voz e imagem, num intercâmbio de mensagens que era impensável há pouco mais de duas décadas”.

Para criar a data, a presidente da ABIME contou com o apoio da vereadora pela cidade de São Paulo, Edir Sales, do deputado estadual Itamar Borges, da deputada federal Dâmina Pereira e do senador Telmário Mota. A data será comemorada em todo Brasil em todas as seccionais da ABIME.




Deixe um comentário