Dia do Garçom – Fabiano Collet: de garçom à gerente na Rede Bourbon

624

Com quase 20 anos de experiência na área de hospitalidade o gerente fala sobre o processo de crescimento dentro da indústria

 

 Há quase 20 anos na área de hospitalidade, Fabiano Collet iniciou sua carreira como ajudante de garçom, sendo promovido à garçom e recepcionista em hotéis na capital paulista e também no exterior (Flórida-EUA). Em 2016 ingressou na Rede Bourbon e em 2018, assumiu a frente do Bourbon Cambará Hotel, um dos mais novos empreendimentos da rede.

No dia do garçom, comemorado em 11 de agosto, Fabiano conta um pouco sobre sua trajetória na área de hospitalidade:

1-) Você sempre quis trabalhar com hospitalidade?

Por mais que eu tenha buscado informações sobre o trabalho do turismo e hotelaria, não tem como imaginar o que é este mundo e as infinitas possibilidades que existem dentro dele. Imaginei que iria gostar, planejava morar no exterior e viajar para desenvolvimento. Superou as expectativas, ainda mais agora que trabalho em uma empresa com filosofia e valores bem próximos dos meus.

 

2-) Como você começou a trabalhar como assistente de garçom?

Quando estava no primeiro ano de faculdade, tinha um amigo (Renato Cômodo) que também estudava hotelaria e trabalhava em um hotel de São Paulo, quando apareceram oportunidades me avisou para entrega de currículo e ali ingressei no mundo da hotelaria no ano de 2001.

3-) Quais os maiores desafios que viveu como garçom?

O desafio foi grande em vários aspectos, ainda mais se considerarmos que foi meu primeiro emprego. Aprender e construir a relação com colegas, superiores e clientes entendo que tenha sido o principal ponto. Mas não deixo de mencionar as etiquetas de serviços, o mundo da gastronomia e enologia. É uma carga de informações que apenas com o tempo e prática passei a dominar e executar com naturalidade.

4-) Como foi sair do serviço à mesa para a recepção? O que mudou?

Após o ataque de 11/09/01 (atentado terrorista), a hotelaria de luxo sofreu um grande impacto de demanda, por conseqüência financeiro e cortes em massa de funcionários ocorreram em vários empreendimentos do ramo, e eu saí em uma lista destas. Consegui recolocação na área de hospedagem de outra operadora hoteleira no centro de São Paulo. Na recepção você é a primeira impressão de um cliente, e ainda recebe todas as demandas do hotel, pedidos, solução de problemas e etc. é bem diferente, mas não tem o glamour de um grande banquete, comemorações e etc.

5-) Como a experiência como garçom te ajuda no cargo de gerente de hotel?

Hotelaria é serviço, atendimento e encantamento, um bom garçom tem que praticar tudo isto em alto nível e quem gosta, segue carregando isto pelo resto da vida. Além de que com esta base tive a oportunidade de morar e trabalhar em grandes resorts em outros países, o que enriqueceu bastante minha experiência cultural e profissional.

6-) Como você vê o potencial na indústria hoteleira no Brasil?

Há quem veja mercados saturados, mas basta rodar, sair de grandes centros que existem muitas oportunidades para negócios e lazer. Nosso potencial turístico é enorme.

 

Fabiano Collet, gerente do Bourbon Cambará Hotel – Foto: Roberto Francischini

 

Bourbon Cambará Hotel

Bourbon Cambará Hotel, aberto em dezembro de 2018, está localizado na Rua Marechal Deodoro, 785, no município de Cambará (PR), cidade natal do fundador da empresa, Alceu ÂntimoVezozzo. O empreendimento, que era um sonho antigo do empresário, possui 80 apartamentos, oito andares, dois espaços gastronômicos, duas salas de eventos, espaço fitness, 25 funcionários, estacionamento e 4.191,60 m² de área construída. Localizado no centro da cidade, o hotel oferece fácil acesso à Prefeitura, comércio, bancos, bares e restaurantes. Também dispõe de ótima infraestrutura e conveniência para realizações de eventos e reuniões.

Para garantir a reserva e desfrutar de qualquer uma destas oportunidades incríveis basta acessar o site Bourbon, Central de Reservas e departamentos de reservas do hotel.

Confira todas as opções de destinos e hotéis: http://www.bourbon.com.br/

Bourbon Cambará Hotel

Rua Marechal Deodoro, 785, Cambará – PR

Reservas: 43-3532-8900, reservas.cambara@bourbon.com.br

Fotos: https://www.bourbon.com.br/fototeca/

Confira todas as opções de destinos e hotéis:http://www.bourbon.com.br/

Acompanhe a Rede Bourbon nas mídias sociais:

Facebook: bourbonhoteis

Instagram: @bourbonhoteis

Linkedin: Bourbon Hotéis & Resorts

Youtube: bourbonhoteis

 




Deixe um comentário