Colégio Sesi Internacional - display portal

Qual a previsão de fim desta pandemia?

Não existe uma resposta certa, tudo está relacionado com trabalho da contenção do vírus e atuação dos profissionais da saúde.

Segundo um relatório do American Enterprise Institute, Scott Gottlieb, Caitlin Rivers, Mark B McClellan, Lauren Silvis e Crystal Watson, existem quatro pilares para que um país tenha a capacidade de reabertura e volta à rotina.

“Os hospitais do Estado devem ser capazes de tratar com segurança todos os pacientes que necessitam de internação, sem recorrer a padrões de crise de cuidado; o Estado precisa ser capaz de pelo menos testar todos que têm sintomas; o Estado é capaz de realizar o monitoramento de casos e contatos confirmados; e deve haver uma redução sustentada dos casos por pelo menos 14 dias.”

O que devo fazer quando aparecer algum sintoma?

Para prevenção, caso perceba alguns dos sintomas, evite ir ao hospital. Em Foz do Iguaçu já existe o sistema que atende por via telefônica para avaliação das situações. Seguem os números para contato:

(45) 3521 1800

(45) 99992 0550

(45) 99975 5257

(45) 99997 5111

(45) 99997 5150

(45) 99997 5251

(45) 99997 5335

No caso também de retornar de viagens de locais onde foram ou são pico de contaminação, deve permanecer de quarentena por 14 dias, e caso apresente sintomas entre em contato.

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe:

  • Dificuldade de respirar
  • Coriza
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Febre

É obrigatório o uso de máscara? 

Nesta última semana, a Prefeitura de Foz do Iguaçu decretou que o uso das máscaras (de proteção) fica obrigatório na cidade para qualquer indivíduo que precise sair de casa. Existem no mercado inúmeros modelos: tecido, TNT, plástico, bandana etc. Veja as instruções para cuidar de sua máscara, clique aqui

Ao entrar em qualquer estabelecimento é obrigatório o uso da máscara, e o mesmo vale para os colaboradores.

Solicite sua máscara da ReUse, clique aqui

Já tem alguma vacina?

Até o momento, a OMS não confirmou a existência de nenhuma vacina, mas em diversas partes do mundo estão sendo realizados estudos à procura de uma vacina para o combate desse vírus.

Nesta terça-feira (14), a China aprovou o estágio inicial para testes experimentais de duas vacinas.

Como o vírus se espalha?

Segundo as pesquisas, é um vírus que se espalha entre as pessoas, e a contaminação por contato acontece com facilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até três pessoas ou mais.

Contamina por meio de:

  • Tosse
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Catarro
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

Ao ir ao mercado, quais cuidados devo tomar?

Os mercados da região já estão tomando muitas medidas de prevenção para evitar a proliferação, as mais novas adotadas são o uso obrigatório da máscara e a não permissão de entrada de pessoas com mais de 60 anos e menos de 14 anos.

A 100fronteiras tem uma matéria sobre cuidados que devemos tomar, clique aqui.

 

Comentários

Deixe a sua opinião