Degustação às cegas foi destaque em jantar organizado pela APEP

Evento enogastronômico foi realizado no dia 9 de agosto com a participação 50 procuradores e convidados

Vinho para receber, para brindar, para degustar. De procedências variadas, a bebida foi o destaque do jantar promovido pela APEP no dia 9 de agosto, na sede em Curitiba, que contou com a presença de 50 procuradores e convidados. O evento “Degustação de Vinhos & Jantar” integrou a agenda de atividades comemorativas aos 40 anos que a entidade completa em 2019.

No cardápio, assinado pela Annes Gastronomia, antepastos, risoto de camarão, talharim com ragu de carne e cheesecake com calda de frutas vermelhas como sobremesa. O sommelier André Porto foi responsável pela harmonização dos vinhos. Ele, que também é chefe de cozinha e professor de pós-graduação em enologia da Universidade Positivo, conduziu com maestria a degustação às cegas de vinhos do Chile, Argentina, França e Itália.

“O evento oportunizou aos participantes a experiência sensorial trazida por diferentes vinhos. A diversidade de estilos, processos e variedades de uva foram vivenciados em um exercício de degustação às cegas. O encontro também trouxe aos presentes uma maior proximidade com o universo dos vinhos, além da grande oportunidade de confraternizar e rever amigos. O jantar foi todo harmonizado por uma sequencia de vinhos portugueses”, salientou o sommelier.

Os presentes teceram comentários positivos em relação à degustação e fizeram elogios à experiência e a técnica do sommelier ao explicar as características, harmonização, aromas e sabores de cada rótulo. A procuradora Carolina Lucena Schussel, 1ª secretária da APEP, qualificou o evento como “excelente”. De acordo com ela a palestra sobre técnicas de degustação de vinhos envolveu e divertiu todos os presentes com a dinâmica da degustação “às cegas”.

“Foi realizado o jantar harmonizado com dois pratos e dois vinhos diferentes da degustação, que fechou a noite com chave de ouro”, afirmou. A diretora informou que a Associação já está programando o próximo evento enogastronômico para setembro. “A Ideia é promover uma aula de degustação de espumantes, aproveitando o início da primavera”, sublinhou.

No final do evento de enogastronomia, a APEP fez um sorteio de um vinho entre os presentes. A procuradora Carolina Kummer Trevisan ganhou uma garrafa do tinto Doc Douro, da casa portuguesa Quinta do Portal.

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião