CREF9/PR fiscaliza denúncia de venda de anabolizantes em academia

175

Conselho foi acionado pela Decrisa, que recebeu denúncia sobre comércio e uso de anabolizantes em estabelecimento no CIC

Em uma operação conjunta, realizada em Curitiba nesta terça-feira (23), o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná (CREF9/PR) fiscalizou um estabelecimento prestador de atividade física que funciona no bairro CIC, em Curitiba. Os agentes de fiscalização do Conselho atenderam à solicitação da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Decrisa), da Polícia Civil, que recebeu denúncia de que a academia estaria comercializando anabolizantes.

Nenhuma irregularidade foi constatada no momento da fiscalização, nem em relação ao registro de profissionais e alvará de funcionamento, segundo o agente de Orientação e Fiscalização Carlos Alberto de Carvalho Filho. “Também não foi encontrada nenhuma irregularidade em relação ao objeto da denúncia e o proprietário se colocou à disposição para acompanhar os agentes durante a fiscalização”, afirmou o agente.

Usados em terapias de reposição hormonal, os medicamentos anabolizantes só podem ser comercializados através de prescrição médica, com retenção de receita. Estes medicamentos têm controle especial só podem ser vendidos em farmácias e drogarias.

O CREF9/PR alerta também que, consumir anabolizantes para fins de ganho de massa muscular, pode trazer graves riscos à saúde, desde alteração do colesterol, hipertensão, ataque cardíaco, tumores no fígado e no pâncreas, e até morte.

“A preocupação do Conselho em fiscalizar estas denúncias é para assegurar que sociedade seja atendida por profissionais éticos. Por isso que sempre orientamos para que denunciem quando tiverem conhecimento sobre alguma irregularidade”, afirmou o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, que agradeceu ao delegado-titular do Decrisa, Vilson Alves de Toledo, por acionar o Conselho para participar dessa ação conjunta.

Ouvidoria
Todos podem auxiliar o Conselho neste trabalho de combate à atuação de leigos, denunciando irregularidades através da Ouvidoria Online (www.crefpr.org.br) ou pelo telefone 41 3363-8388. O CREF9/PR assegura o sigilo e o acompanhamento de cada denúncia formalizada.

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná | CREF9/PR
E-mail: crefpr@crefpr.org.br
Rua Amintas de Barros, 581, Centro – Curitiba
Fone: (41) 3363-8388
www.crefpr.org.br | www.facebook.com/cref9pr




Deixe um comentário