Segundo o diretor técnico do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e membro do comitê de enfrentamento à epidemia do Coronavírus, Dr. Fabio Marques, a cidade está em estado de alarme. “As pessoas não estão respeitando as regras, temos muitos problemas nos bairros”, conta.

 “Está na hora de um cuidar do outro, as pessoas se infectam nos mínimos descuidos, não adianta usar máscara se a pessoa coça olho, coça nariz, se em algum momento a pessoa se descuida, se ela ignora a necessidade de manter o distanciamento. O número de transmissibilidade é muito alto, é muito fácil pegar o coronavírus”.

Conforme o médico, o Covid-19 tem relação com a carga viral a qual a pessoa é exposta, para isso se faz cada vez mais necessário o distanciamento social. Por isso, proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor é a maneira mais apropriada para frear o vírus.

“O pessoal acha que já passou, mas ainda nem começou, o pico da pandemia não chegou ainda em Foz, está chegando agora”.

Lockdown na cidade

Esta semana, duas regiões da cidade estarão em lockdown – isolamento selecionado. Parte do Jardim Ipê II e o bairro Cidade Nova. Segundo Fabio, a prefeitura não quer partir para uma medida extrema, como o lockdown em território total: “Não dá para a população pagar o preço de algumas pessoas”.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, em live no facebook ontem (22), em outras localidades, como parte do Morumbi e do bairro São João, Três Lagoas e o ProfilurbII – Porto Meira, haverá, ainda nesta semana, limitações no horário, com fechamento às 19h. Os detalhes serão anunciados hoje (terça-feira).

O que muda também é o horário do expediente do comércio de serviços não essenciais que agora limita-se às 22h, e não mais 23h, como era anteriormente.

Foz terá hospital de campanha?

Para Fabio, a prioridade da prefeitura é investir em infraestrutura que ficará, pós-pandemia, para a população. Estão sendo criados mais 22 leitos de covid-19, que ficarão prontos nas próximas semanas na ala nova (um bloco do hospital localizado próximo à Avenida Paraná).

“Passada a pandemia, este vai ser um local de cirurgias eletivas. Hoje mais de duas mil pessoas aguardam cirurgias, como as de ortopedia. Nosso hospital é referência de emergência e urgência”, enfatiza Fabio.

Ocupação nos hospitais

Segundo Fabio, o hospital Ministro Costa Cavalcante estava com uma ocupação baixa até a última quinta-feira (18), no domingo já estava com mais de 50% dos leitos ocupados.

Já no Hospital Municipal, a situação hoje (23), na ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19, é de 75%.

Está na hora de um cuidar do outro

O índice de letalidade aumenta muito quando há uma falência de leito de UTI. Por isso, este é o momento de pensar em você e no próximo. É hora de dar o exemplo e indicar para o outro, quando ele, por exemplo, sem querer, levar as mãos ao rosto, boca ou usar a máscara facial de forma incorreta.

Conforme Fabio, o índice de positividade do exame de RT-PCR saltou de 4% – de sexta-feira da semana retrasada – para 30% esta semana. O RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular e detecta se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. 

Quanto ao lockdown, para evitar que uma medida mais extrema seja imposta na cidade, vai depender muito de quanto a população dos bairros isolados – de acordo com o mapa do calor – vai aderir às medidas impostas para tentar conter o vírus.

Vale lembrar que toda pessoa que teve contato próximo com um paciente diagnosticado positivo para o coronavírus precisa ficar em isolamento por 14 dias.

Para denúncias de aglomeração: 199.

Plantão Coronavírus têm novo telefone

Agora, ligações gratuitas podem ser feitas pelo 0800 645 5655.

Os números 3521- 1800, 99997-5111, 99997 5150, 99997 5251 e 99992 0550 continuam recebendo ligações. Os celulares também recebem mensagem de Whatsapp.

A central funciona 24 horas com atendentes capacitados para oferecer todas as informações a respeito da doença, orientar os moradores sobre como e onde buscar atendimento, agendar exames e prescrever o isolamento domiciliar, quando necessário.  

saiba mais

Covid-19: Prefeito Chico Brasileiro anuncia lockdown no bairro Cidade Nova

A transmissão comunitária vem aumentando gradativamente em Foz do Iguaçu. Foram confirmados, nas últimas 24 horas, 39 novos casos no dia de hoje (22). Com isso, Chico Brasileiro anunciou através de live no Facebook que o bairro Cidade Nova, assim como parte da região do Jardim Ipê II – que foi isolado no dia de […]

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião