De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu mais 17 novos casos de Covid-19 foram confirmados hoje (25), totalizando 561 casos da doença no município. Desses casos, 13 são mulheres e quatro são homens com idades entre 12 e 71 anos de idade. 14 pessoas estão em isolamento domiciliar e três estão internadas.

Os casos confirmados estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica assim como os contatos próximos dos pacientes, a fim de evitar a disseminação da doença, já que 80% dos casos confirmados na cidade provém de transmissão comunitária.

É importante ressaltar que dos 561 casos confirmados, 325 já estão recuperados, 211 estão em isolamento domiciliar, 18 estão internados e o 8 pessoas já morreram.

Capacidade dos leitos de UTI

Hoje o município chegou a marca de 83,33% da ocupação dos leitos de UTI disponíveis para o tratamento de Covid-19. Com isso acendeu o alerta de emergência na cidade. Ao todo são 30 leitos de UTI e desses 25 estão ocupados. Já com relação aos leitos de enfermaria, apenas 13 estão ocupadas (19,40%), com 67 vagas disponíveis.

“Neste momento os casos estão aumentando, as pessoas estão se hospitalizando e infelizmente alguns casos podem vir a óbito”, alertou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Roberto Doldan durante a apresentação do boletim epidemiológico da Covid-19 em Foz.

Estado de alerta total

A região norte ainda é a mais afetada pela doença. Por isso, o enfermeiro Doldan alerta para a população dessa região redobrar os cuidados, principalmente porque a transmissão comunitária vem em uma crescente. “O vírus está em nosso meio, está circulando por aí, em qualquer ambiente”, destaca o enfermeiro.

O Secretário de Saúde Giuliano Inzis alerta para o cuidado com os idosos e também reforça que os dias frios que se aproximam causam outras doenças gripais que também podem saturar o sistema de saúde do município.

Mais testagens de Covid-19

Um novo equipamento está para chegar ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck que permitirá o dobro de testes por dia. Atualmente são 200 testes por dia do tipo RT-qPCR e a previsão é chegar a 400. 

Atividades que seguem proibidas na cidade

De acordo com Decreto Municipal Nº 28.055 continuam proibidos de funcionar locais como bares, cinema, teatro, casas noturnas e eventos, festas de qualquer natureza, playgrounds e praças esportivas, campos de futebol, academias ao ar livre, entre outros locais que aglomeram pessoas.

“A aglomeração é o momento em que as pessoas relaxam, não pensam no que está acontecendo ao seu redor, e isso é oportuno para a transmissão. Mas quero destacar nesse contexto de festas, que você pode se contaminar e não sentir nada nesses primeiros dias e depois você entra em contato com pessoas mais velhas e é aí que está o problema”, ressalta o secretário de saúde.  

Plantão Coronavírus

As ligações gratuitas podem ser feitas pelo 0800 645 5655.

Os números 3521-1800, 99997-5111, 99997 5150, 99997 5251 e 99992 0550 recebem ligações, inclusive de Whatsapp.

A central funciona 24 horas com atendentes capacitados para oferecer todas as informações a respeito da doença, orientar os moradores sobre como e onde buscar atendimento, agendar exames e prescrever o isolamento domiciliar, quando necessário.

Veja também

Covid-19: Foz do Iguaçu chega ao estado de emergência

Começou a circular nas redes sociais que o Hospital Ministro Costa Cavalcanti possui nove dos dez leitos de UTI ocupados neste momento. A 100fronteiras foi atrás para saber a veracidade da informação e ela foi confirmada por um profissional da área da saúde. Com isso a cidade entra em estado de emergência. No entanto, a […]

Foto em destaque: Agência Municipal de Notícias

Patrícia Buche

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião