Entrevista com Denise Paro, Jornalista e professora de Comunicação no Centro Universitário Uniamerica

Qual é o propósito do Observa Foz? 

O propósito é criar um espaço de diálogo entre comunicadores e comunidade sobre a produção midiática na cidade, contribuir para a ampliação da criticidade do receptor de informações em relação à mídia e estimular o debate mais profundo de assuntos de interesse público, com incentivo à produção de reportagens locais fundamentadas em um dos princípios do jornalismo que é ser porta-voz do interesse coletivo e social.  

Quem pode contribuir com o laboratório? 

A contribuição está aberta a todo cidadão que tem alguma crítica em relação à cobertura midiática, seja em relação a abordagens sensacionalistas, antiéticas ou omissões na cobertura de algum assunto, o que é bastante comum.  

Como o Observa Foz pretende somar com estudantes, jornalistas e a indústria jornalística local? 

Incentivando o debate sobre a produção midiática no sentindo de identificar excessos por parte da mídia, considerando jornal, revista, rádio, televisão e internet (sites e redes sociais). Estamos abertos para promover palestras em associações, universidades, colégios e sindicatos visando a contribuir para a criticidade do receptor de informações e para a educação midiática. Hoje, a tecnologia disponível permite, a partir de alguns cliques, adulterar voz e imagem e difundir fake news. O leitor precisa ficar atento ao se deparar com qualquer tipo de conteúdo e sempre questionar a precisão e veracidade das informações. 

Qual é a importância do jornalismo para o Observa Foz? 

O jornalismo, quando sério e feito com base em princípios éticos, tais como a divulgação de informação precisa e correta, é um dos pilares da democracia. O jornalismo é mais que necessário. 

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião