Com diversas atrações para a comunidade, “Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

136

Evento no sábado (13) reuniu 3.473 pessoas, mais do que o dobro do registrado na edição anterior. Objetivo é abrir as portas do Ecomuseu para a comunidade.

O dia de sol colaborou e as famílias lotaram a primeira edição de 2019 do “Museu em Ação”, sábado (13), no Ecomuseu de Itaipu. Pela quarta vez, o espaço ofereceu atrações para todas as idades, atraindo um público recorde, de 3.473 pessoas. O número é mais do que o dobro da edição anterior, realizada em dezembro de 2018, quando 1.585 pessoas passaram pelo local. A realização é da Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Neste ano, as atividades foram ampliadas para atender ao maior número de pessoas. Foram 18 ações entre oficinas de dança, pintura, contação de histórias e brincadeiras como a cama de gato, argola, bolha de sabão, ginástica e maquiagem. Também teve oficina de horta, para ensinar a plantar e cuidar de plantas medicinais, um espaço de yoga para crianças, malabares, bonecos de farinha, muro da escalada e slackline.

A lenda das Cataratas, sobre dois indígenas habitantes das margens do Rio Iguaçu, Naipi e Tarobá, foi apresentada em uma das salas do Ecomuseu.

Entre organizadores, equipe de montagem e de apoio, foram mais de 150 pessoas envolvidas. Além de pipoca, algodão doce e barraquinhas típicas, o evento ofereceu uma feira de produtos orgânicos da região: compotas, hortaliças, verduras e frutas.
“Esta é a primeira vez que trago meus pequenos e estou emocionada de ver a alegria das crianças. Eles não sabem onde brincar de tanta coisa boa para fazer aqui”, disse Patrícia Gomes da Silva Cordeiro, moradora do Jardim Panorama.

A gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila Fátima Alberton, disse que a resposta do público foi surpreendente. “É um evento pensado para as famílias, tanto da comunidade, como de funcionários da Itaipu e do PTI. E muitos colegas da empresa participaram”, explicou. “Procuramos oferecer ações para crianças e adultos, para que todos se envolvessem conjuntamente”, acrescentou.

Vizinha do Ecomuseu, Sirlene Freitas Konrad garantiu que nunca perde um evento no local. “Sempre trago meus filhos. Desta vez, aproveitei para trazer os sobrinhos também”, contou. “Foz do Iguaçu não oferece muitas opções de lazer, como parques e outras ações para as famílias. Este é um super evento, cheio de atividades interessantes que despertam a criatividade das crianças.”

O Ecomuseu

Pioneiro no Brasil no conceito de museu ecológico, o Ecomuseu da Itaipu tornou-se um braço pedagógico das ações da empresa junto à comunidade. Além da preservação da memória do território e da história da construção de Itaipu, o espaço recebe exposições itinerantes, promove oficinas e realiza atendimento especial para escolas da região. Em suas ações, aborda temas como educação ambiental, artes, tecnologia, cultura, entre outros.




Deixe um comentário