Colégio Sesi Internacional - display portal

O tereré é a bebida tradicional do Paraguai e muita conhecida e apreciada na nossa Tríplice Fronteira. Pelas ruas de Ciudad del Este já se por ver que ele completa o dia a dia dos paraguaios, além de podermos encontrar postos de preparação de tereré nas calçadas.

Por conta dessa carga cultural, foi merecidíssimo a decisão da Unesco de declarar o tereré, a tradicional bebida de ervas do país, como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O portal IstoÉ divulgou a fala do Ministro da Cultura do Paraguai, Rubén Capdevila em uma declaração à imprensa: “Estamos emocionados pelo reconhecimento que representa um orgulho para todos os paraguaios, inclusive os estrangeiros que se adaptaram rapidamente aos nossos costumes”.

O tereré é o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na lista da Unesco segundo o portal Campo Grande News.

A indicação se denomina como: “Práticas Tradicionais e Saberes Tereré na cultura Pohã Ñana. Bebida ancestral Guarani no Paraguai ”.

O que é o Tereré?

O tereré é muito parecido com nosso chimarrão. Ele é uma infusão de ervas medicinais ou erva mate. E ingere-se com água fria/ gelada. Aqui no Brasil muito jovens aproveitam que adaptam a bebida desfrutando dela com suco de limão, no verão da fronteira.

A bebida reforça a cultura paraguaia da comunhão, pois geralmente é consumida em grupo. Além de ser pratica e levada a qualquer lugar, por exemplo ela é consumida no trabalho, na aula ou em um passeio.

Como podemos ver ao andar por nossa cidade e nos depararmos com paraguaios carregando sua térmica. E a tradição de toma-lo a qualquer momento do dia e seu preparo, é passado de geração a geração.

Comentários

Deixe a sua opinião