Quem não gosta de aprender uma receita nova?

Estamos sempre buscando novidades na internet, e a culinária é um dos tópicos mais acessados nas pesquisas digitais. Acompanhando a rotina de nossas embaixadoras 100fronteiras, convidamos Brunita Salinas para ensinar uma receita.

A cantora, dançarina, empresária e digital influencer anda mostrando seus dotes culinários nos seus stories, e uma das receitas que chamaram a atenção de seus seguidores é o pão caseiro. “Bora” aprender:

Pão caseiro

Ingredientes

  • 200ml de água morna (100 ml para fermento e 100ml para farinha)
  • 7g de fermento seco ou 21g de fermento fresco
  • 400g de farinha
  • 2 colheres de óleo
  • 1 colherzinha de açucar
  • 1 colher de sal

 

Modo de preparo

Coloque 400g de farinha em um recipiente e faça um buraco no meio, adicionando água morna, óleo, açúcar, sal e fermento. Misture tudo com uma colher. Quando começar a ficar muito difícil de misturar com a colher, você coloca toda a massa em uma mesa limpa para começar a mexer com as mãos.

Quando a massa estiver bem misturada, comece amassando por alguns minutos até que ela fique lisa e fácil de manejar.Depois faça uma bola com a massa e deixe repousar em uma forma untada com azeite (para que não grude).Cubra com papel filme e um pano e deixe descansar por uma hora e meia.

 

Dica de Brunita Salinas:

agregue um pouco mais de água se a massa estiver seca ou um pouco mais de farinha se estiver pegajosa.

 

Quando a massa já estiver com seu tamanho duplicado, tire-a do recipiente e o coloque-a em uma mesa limpa e enfarinhada.Com ajuda dos dedos,achate um pouco para retirar o ar que foi produzido pela fermentação. Então retire e comece novamente a amassá-la para que fique bem selada. Deixe descansar por mais 45 minutos, coloque novamente algumas gotas de azeite, para que a massa não seque, e cubra com papel filme mais afrouxado. Pré-aqueça o forno em 200ºC por 10 minutos.

Passados os 45 minutos, tire o papel filme e, para dar um aspecto mais rústico, coloque um pouquinho de farinha em cima do pão e faça uns cortes pequenos com uma faca bem afiada.

Coloque o pão para assar por aproximadamente 35 a 40 minutos (ou até que veja que já está bem dourado). Depois de tirar seu pão do forno, deixe esfriar um pouco para cortá-lo e saborear esse pão crocante por fora e macio por dentro.

 

Dica de Bruna Salinas:

para que seu pão fique crocante por fora e macio por dentro, coloque no solo do forno um recipiente que possa ir ao forno com água. Salpique água no pão e nas paredes do forno a cada 5 minutos (pode ser com as mãos ou com um spray).

 

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião