Está visitando a cidade de Foz do Iguaçu, ou até mesmo sentindo falta de bater perna? Uma das opções é ir fazer umas comprinhas no Paraguai, visitar Ciudad del Este! Porém, exatamente por ser uma cidade turística, Foz tem muitas opções de transporte para pontos turísticos dentro da cidade e também no Paraguai. 

Com isso em mente, nós fizemos essa lista com informações sobre como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai, falando sobre transporte, horários, documentos e tudo que você precisa saber para sua ida até o país vizinho

Transporte até o Paraguai

Se você estiver visitando a cidade, ou seja, é turista, verifique primeiro com seu hotel, hostel ou até mesmo com seus parentes qual a melhor opção para se movimentar pela cidade. Muitos hotéis têm seus próprios transportes para todos os pontos turísticos daqui de Foz do Iguaçu e também no Paraguai e Argentina.

Ônibus

Partindo do centro, bem no terminal, a viagem até a ponte demora uns 20 minutos. Com um ônibus do Brasil mesmo, a travessia na Ponte da Amizade terá que ser feita a pé e é uma caminhada de 15 minutos. 

Em Foz, têm muitos ônibus partindo da cidade até a Ponta de Amizade. Foto: 100fronteiras

Há também ônibus internacionais, que te deixam no centro de Ciudad Del Este. Para mais informações sobre o terminal, clique aqui.

A pé

Como dito antes, a travessia a pé é bem tranquila, só tenha certeza de estar com roupas leves e um bom tênis! Se você quiser ir totalmente a pé e conhecer Foz do Iguaçu enquanto vai para o Paraguai, verifique bem o caminho de sua casa ou hotel para não se perder.

Táxi

Caso você queira mais conforto e segurança, pode ir de táxi também. Porém, tenha em mente que a travessia vai demorar um pouco mais, uns 35 minutos dependendo do trânsito, e também sairá mais caro.

Geralmente, a corrida fica na casa dos R$50, apenas para a travessia na ponte. Sem contar a quantia até chegar a ponte, se você desejar pegar o táxi logo no hotel ou em casa.

Moto táxi

O tempo fica bem menor, uns 5 minutos apenas de travessia, então rapidinho você chega no Paraguai. Procurando na internet “mototáxi Foz” muitas opções aparecerem, então com certeza você acha um que consiga te levar rapidamente até o centro de Ciudad del Este.

Um lado ruim é que, por ser mototáxi, o capacete é comunitário, várias pessoas já usaram. Por isso, muitas pessoas aqui de Foz, quando usam o moto táxi, colocam uma sacola plástica como uma barreira entre a cabeça e o capacete.

Carro

Você pode ir de boa com seu próprio carro, só é necessário ficar atento às regras de trânsito no Paraguai, caso queira se locomover com ele por Ciudad del Este. Caso você só queria usar seu carro para a travessia da ponte mesmo, o recomendado é ficar em um dos estacionamentos perto da aduana, para maior segurança.

Se estiver usando o carro de um amigo ou parente, é necessário que tenha uma autorização do dono do veículo assinada em cartório com todas as informações do carro, para não haver nenhum problema.

Lembre-se que os documentos do carro tem que estar em dia!

No geral, a recomendação é que você trace um plano do que deseja fazer no Paraguai e então escolha um meio de transporte que melhor se aplique a sua situação!

Horários

Por ser uma cidade de centro comercial, com muitas lojas e shoppings, Ciudad del Este pode ficar bem movimentada e cheia. Os horários de pico são extensos, das 8hrs até as 18hrs.

Ciudad del Este movimentada
Movimentação em Ciudad del Este, no Paraguai.

Por isso, vá cedo, lá pelas 6hrs pode já ir acordando para o dia. Planeje as lojas que quer passar para não ficar muito perdido também, o que é bem fácil de acontecer.

Tenha em mente também o clima. Em dias de chuva, a travessia e as compras ficam fora de mão, e em dias de muito calor, fica quase impossível de andar! Ciudad del Este está quase sempre cheia, e também tem muitas descidas e subidas, então se prepare para andar bastante.

Documentos

O Paraguai, mesmo sendo tão próximo de Foz do Iguaçu, ainda é um país estrangeiro por isso as leis de imigração se aplicam para quem vai visitar. Confira quais documentos são necessários para a entrada ao país:

  • RG (Cédula de Identidade) ou passaporte;
  • CNH e Carta Verde (para o carro);

Caso você esteja levando uma criança, o documento dela (RG ou passaporte) é obrigatório também. Se ela estiver desacompanhada de apenas um dos pais, ou dos dois, é necessário a autorização assinada em cartório pelo pai ou mãe que estiver ausente.

Todos os documentos precisam ser originais e atualizados.

Vacinas

Pode ser solicitada a carteira de vacinação pela fiscalização da aduana, então traga sua carteira em dia. A mais solicitada é a da febre amarela!

Moeda

Apesar de várias lojas aceitarem o real, é importante levar uma quantia em guarani, que é a moeda oficial do Paraguai, e também em dólar, que é mais comum para as compras.

Verifique a cotação do dólar no dia que for visitar o Paraguai e se prepare para gastar. Também é importante saber que, pela maioria das coisas ser em dólar, se você levar apenas o real, o preço convertido para dólares vai ficar mais alto.

A cotação do dólar muda frequentemente. Foto: Pixabay

As casas de câmbio no Paraguai não têm a cobrança de impostos sobre a conversão, já as de Foz do Iguaçu tem.

Atenção: Algumas lojas aceitam os cartões de crédito e débito, mas não são todas, por isso não leve apenas o cartão quando for fazer compras.

No final do dia, você pode acabar saindo com muitas sacolas de compras, mas atenção! Existe um valor máximo permitido para comprar, que é de $500 dólares, acima disso você vai precisar pagar uma taxa de imposto sobre toda a compra.

Além disso, você não pode levar mais que 30 itens e somente 3 produtos idênticos são permitidos, mais que isso é considerado para venda comercial e não é permitido pela Receita Federal.

E agora que você tem todas as informações necessárias de como ir de Foz do Iguaçu até o Paraguai, se animou a fazer algumas comprinhas? Além de visitar Ciudad del Este, não esqueça de visitar também Foz, conhecer a Terra das Cataratas e seus passeios incríveis

Diálogos 100fronteiras

2 Comentários

Deixe a sua opinião