Colégio Sesi Internacional - display portal

Você sabia que o Paraguai está aberto para compras? Confira como está a fronteira Paraguai e Brasil, além da cota de compras e como chegar!

Foz do Iguaçu já não é mais apenas um destino turístico como também vem se tornado um destino de compras. Com a pandemia surgem dúvidas sobre as fronteiras, mas já adianto: o Paraguai está aberto para compras.

O feriado de 7 de setembro, que está cada vez mais próximo, já está na reta dos turistas de compras e também dos que querem tirar uns dias de descanso em Foz do Iguaçu.

E quando se trata de compras no Paraguai, nós da 100fronteiras temos alguns lugares para indicação para quando você for visitar o país vizinho. Segue as melhores lojas para as compras no Paraguai (e confiáveis):

Sax Department Store

A Sax é um Shopping completo com tudo o que os turistas e moradores da Tríplice Fronteira buscam, e quando digo tudo, é tudo mesmo, pois no último andar do Shopping tem o restaurante, Sax Palace.

A estrutura da SAX vai além dos conceitos de cada marca, um estilo arquitetônico autêntico e um ótimo atendimento. Cada espaço da loja, apresenta uma experiência diferente de compra, proporcionada por produtos e marcas de qualidade incomparável.

Além de ser considerado o maior shopping de luxo do Paraguai.

De acordo com a loja, os produtos mais procurados recentemente estão sendo bolsas e calçados.

Cellshop

A Cellshop é uma referência em qualidade e atendimento ao cliente. A loja conta com uma área de aproximadamente 6.000 m², e possui 9 departamentos: Tecnologia, Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos, Moda Casual e Acessórios, Moda Esportiva, Suplementos e Vitaminas, Brinquedos, Moda Infantil e Papelaria e Pesca, Camping e Tiro Esportivo.

Quer uma notícia melhor ainda? Também tem a CellShop em Foz do Iguaçu. A Cellshop Duty Free foi inaugurada há 4 meses.

Cellshop Duty Free Foz do Iguaçu

Casa Americana

De promoções a Casa Americana entende, neste ano, a loja congelou o dólar para que os turistas e moradores da região pudessem aproveitar.

A Casa Americana é mais uma indicação para suas compras no Paraguai, a loja é completa, e com uma infraestrutura para recebê-los da melhor maneira. A loja está desde 1972 no mercado, trazendo mais de 100 mil itens de produtos importados.

Casa Americana

Fashion House

A Fashion House é uma loja especializada em cubas, louças e metais de alta qualidade para banheiro, cozinha, área gourmet e lavabos. Eles representam com exclusividade as marcas CAE e DAWN.

Na Fashion House você encontra peças luxuosas para banheiro e cozinha, tudo com o diferencial da qualidade americana. São 3 lojas em Ciudad del Este e uma em Asunción.

Cota para compras no Paraguai

A cota de compras no Paraguai é de 500,00 dólares via terrestre, as compras acima desse valor devem ser registradas na Aduana da Ponte da Amizade quando o viajante retorna para o Brasil.

Já a cota de compras na Cellshop em Foz do Iguaçu é de 300 dólares. Ou seja, visitando Foz do Iguaçu e Paraguai, é possível fazer compras de até 800 dólares, de acordo com a cota atual.

Fronteira Paraguai e Brasil

A fronteira do Paraguai e Brasil é dividida pelo rio Paraná, a Ponte de Amizade liga os países vizinhos.

A Ponte da Amizade tem dias e dias em relação ao movimento… Geralmente para quem atravessa a fronteira do Paraguai e Brasil entre os horários da manhã das 6h às 10h mais ou menos há possibilidade de encarar fila.

Já para quem volta do Paraguai o horário das 15h30 pode ser mais movimentado na ponte. Lembrando que esses horários são aproximados, não é certo que haverá fila, pois não tem como confirmar. Ou seja, a fronteira do Paraguai e Brasil é um mistério, será que você será o sortudo de não pegar fila?

Como chegar no Paraguai

Se você estiver visitando a cidade, ou seja, é turista, verifique primeiro com seu hotel, hostel ou até mesmo com seus parentes qual a melhor opção para se movimentar pela cidade. Muitos hotéis têm seus próprios transportes para todos os pontos turísticos daqui de Foz do Iguaçu e também no Paraguai. Caso queira se aventurar por vontade própria, confira como chegar no Paraguai:

Ônibus

Partindo do centro, bem no terminal, a viagem até a ponte demora uns 20 minutos. Com um ônibus do Brasil mesmo, a travessia na Ponte da Amizade terá que ser feita a pé e é uma caminhada de 15 minutos. 

Há também ônibus internacionais, que te deixam no centro de Ciudad Del Este. Para mais informações sobre o terminal, clique aqui.

A pé

Como dito antes, a travessia a pé é bem tranquila, só tenha certeza de estar com roupas leves e um bom tênis! Se você quiser ir totalmente a pé e conhecer Foz do Iguaçu enquanto vai para o Paraguai, verifique bem o caminho de sua casa ou hotel para não se perder.

Ponte da Amizade - como chegar no Paraguai
Ponte da Amizade. Foto: Lilian Grellmann.

Táxi

Caso você queira mais conforto e segurança, pode ir de táxi também. Porém, tenha em mente que a travessia vai demorar um pouco mais, uns 35 minutos dependendo do trânsito, e também sairá mais caro.

Geralmente, a corrida fica na casa dos R$50, apenas para a travessia na ponte. Sem contar a quantia até chegar a ponte, se você desejar pegar o táxi logo no hotel ou em casa.

Moto Táxi

O tempo fica bem menor, uns 5 minutos apenas de travessia, então rapidinho você chega no Paraguai. Procurando na internet “mototáxi Foz” muitas opções aparecerem, então com certeza você acha um que consiga te levar rapidamente até o centro de Ciudad del Este.

Um lado ruim é que, por ser mototáxi, o capacete é comunitário, várias pessoas já usaram. Por isso, muitas pessoas aqui de Foz, quando usam o moto táxi, colocam uma sacola plástica como uma barreira entre a cabeça e o capacete.

Carro

Você pode ir de boa com seu próprio carro, só é necessário ficar atento às regras de trânsito no Paraguai, caso queira se locomover com ele por Ciudad del Este. Caso você só queria usar seu carro para a travessia da ponte mesmo, o recomendado é ficar em um dos estacionamentos perto da aduana, para maior segurança.

Se estiver usando o carro de um amigo ou parente, é necessário que tenha uma autorização do dono do veículo assinada em cartório com todas as informações do carro, para não haver nenhum problema.

Lembre-se que os documentos do carro tem que estar em dia!

No geral, a recomendação é que você trace um plano do que deseja fazer no Paraguai e então escolha um meio de transporte que melhor se aplique a sua situação! E esperamos que você aproveite nossas dicas de como chegar no Paraguai!

Comentários

Deixe a sua opinião