O feriadão de Corpus Christi, que começou na última quinta (8), trouxe mais de 29 mil turistas para Foz do Iguaçu. Entretanto, nossa cidade não foi a única beneficiada com as visitas. Boa parte dessas pessoas aproveitaram para passear por Ciudad del Este.

“Foi muito bom o fluxo de turistas, mas poderia ter sido melhor”, disse Armando Nasser, proprietário de uma das maiores lojas da cidade, a Sax Departament Store. Ele mencionou que, se não fosse pela insegurança e pela falta de uma melhor infraestrutura, o número de visitantes teria sido maior que o movimento do fim de semana.

Ele atribui a diminuição do interesse em cruzar a fronteira à insegurança, os assaltos diários a turistas e comerciantes.

Se não fosse por esses problemas, teríamos tido muito mais turistas”, enfatizou o empresário. Ele informou que “entre 8 a 11 de junho, Foz recebeu cerca de 30 mil turistas e, desse número, entre 3% e 4% foram para Ciudad del Este

Armando Nasser

Nasser expressou que as atividades comerciais experimentaram uma ligeira queda nos primeiros dias de junho e destacou que a melhora observada foi limitada. Somente uma fração, entre 3% e 4% dos turistas que chegaram a Foz do Iguaçu, cruzaram a fronteira para visitar Ciudad del Este. Ele expressou preocupação sobre por que a grande maioria dos visitantes escolhe não visitar o lado paraguaio.

Nasser insiste que as instituições estatais precisam tomar uma iniciativa proativa para entender a razão subjacente a essa disparidade. Ele acredita que se deve realizar estudos para decifrar as razões que impedem um maior fluxo de turistas a Ciudad del Este, que tem potencial turístico. Ele acredita que a descoberta dessas razões poderia levar à formulação e implementação de estratégias mais eficazes para aumentar o fluxo de visitantes para Ciudad del Este.

Por sua vez, o empresário Juan Vicente Ramírez, da Câmara de Comércio e Serviços da Ciudad del Este, também referiu que houve um bom movimento no fim de semana e que começou na quinta-feira, 8 de junho. “Muito boa afluência de pessoas, gerou boas vendas e uma grande expectativa de receber um importante fluxo de turistas durante as próximas férias de inverno de julho”, afirmou Ramírez.