Foz do Iguaçu está agitando a economia da região esta semana com uma série de eventos, somado à recente queda do dólar em relação ao real. Estes fatores levaram a um aumento significativo no comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, cidade que depende fortemente da presença de turistas brasileiros. Após um período de duas semanas de movimento reduzido pós-feriado de Corpus Christi, empresários locais clamam por maior segurança.
A presença expressiva de brasileiros em Ciudad del Este chamou a atenção da imprensa paraguaia. Segundo o jornal La Clave, após quase duas semanas de atividade reduzida, as ruas do centro comercial foram tomadas por um grande número de turistas compradores que cruzaram a fronteira pela Ponte Internacional da Amizade desde cedo.
A movimentação, apesar de não uniforme em todos os setores, é vital para a economia de uma cidade que depende totalmente da atividade comercial. A reportagem relembra que o último pico de vendas ocorreu durante o feriado de Corpus Christi, em 8 de junho.
