Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

As eleições em Ciudad del Este para prefeito acontece no segundo fim de semana de outubro, no domingo dia 10.

Na cidade vizinha, 13 candidatos de diferentes grupos políticos disputam o cargo de prefeito. Já para a Câmara Municipal, 30 candidatos foram registrados.

No ano passado, devido a pandemia da covid-19, as eleições foram suspensas, permitindo que as autoridades prorrogassem os mandatos por 1 ano.

Essas eleições vão dar aos eleitores duas opções: a primeira é que novos candidatos apareçam e a segunda são os políticos que já foram eleitos, conhecido como “rekutu”.

Quem pode votar no Paraguai

No Paraguai, poderão votar os cidadãos paraguaios residentes no país, e que tenham completado 18 anos. Os cidadão são eleitores e elegíveis, sem outras restrições.

E os estrangeiros com residência permanente terão os mesmos direitos nas eleições municipais. No Cadastro Nacional, 83.951 estrangeiros estão autorizados a votar.

Para ser prefeito no Paraguai, é necessário ser cidadão paraguaio, maior de 25 anos, precisa ser natural do município ou residente nela no mínimo 5 anos.

Para saber o local onde você vota, acesse o link https://padron.tsje.gov.py/.

Candidatos a prefeito em Ciudad del Este

De acordo com o portal paraguaio ABC News, o deputado Ulises Rolando Quintana Maldonado formalizou a sua candidatura como representante do Partido Colorado, assim como o sindicalista Iván Alipio Franco pelo PLRA.

Já o ex-prefeito Miguel Prieto Vallejos registrou a sua candidatura à luta pelo rekutu no movimento da Consciência Democrática Esteña. Enquanto que o ex-chefe de Gabinete do Alto Paraná, Jossé María Ayala Cambra se alistou no partido Patria Querida.

A advogada Tereza Assunción Ozorio Amarilla se inscreveu como representante do Partido Democrata Cristão e o empresário Georginio Rojas Borja como candidato pelo partido Juventude.

O oficial do porto José Ramón Martinez Molinas é candidato do Movimento de Reconciliação Nacional do Leste. Enquanto o Partido UNACE nomeia o engenheiro Francisco Franco Medina.

Também estão inscritos os seguintes candidatos: Nestor Vidal Gómez Núñez, do Partido Socialista Democrático Herdeiros; Alejandro López Arrúa (60), do Partido Nacional Unamonos; Adalberto Bareiro Acuña (44), do Movimento Politico United We Can: Yudith María Jiménez Servin (33), do Juntos Para Ganar; Nelson Francisco Ledesma Valenzuela (56), da Frente Guasú.

Espaço Publicitário