Colégio Sesi Internacional - display portal

As eleições em Ciudad del Este para prefeito aconteceram neste domingo (10). Foram 13 candidatos de diferentes grupos políticos disputando o cargo de prefeito. Já para a Câmara Municipal, 30 candidatos foram registrados.

De acordo com o portal paraguaio ABC, o prefeito eleito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos não esperava tanta diferença com o segundo melhor votado, Ulises Quintana.

Eleições em Ciudad del Este
Resultado eleições de Ciudad del Este.

O terceiro candidato mais votado foi Ivan Airaldi, com 3,18% dos votos (4.075). Ao todo foram 13 candidatos à prefeitura da capital do departamento de Alto Paraná.

O prefeito eleito é comerciante do ramo de vestuário e comandou a prefeitura de Ciudad del Este até junho, quando renunciou para poder se candidatar nestas eleições.

Neste domingo, ele afirmou ao portal ABC que estava confiante.

“Não vamos comemorar nada antes do fechamento da última mesa”.

Disse ao portal ABC.

Sobre o prefeito Miguel Prieto

Ele é nascido em Ciudad del Este, e foi escolhido para se candidatar à Câmara de Vereadores. Fez cinco mil votos e se elegeu. Com apenas um ano de mandato apresentou 150 projetos.

Ele era ousado, não tinha medo de dar a cara a tapa e, mesmo com as represálias que sofria por parte das oposições, não se intimidou porque o desejo de mudar CDE falava cada vez mais alto.

Assim, foi preparando-se para chegar à cadeira de presidente do Legislativo municipal, conquistando o cargo em 2018. Mas Prieto queria mais. Seu maior sonho a partir daquele momento era poder transformar a cidade, e isso só seria completamente possível se ele se tornasse o prefeito.

E conseguiu, em 2019, juntamente com integrantes do Partido Independente, no lugar da prefeita – que sofreu intervenção, ou seja, foi destituída do cargo sem pedir renúncia.

Miguel Prieto assumiu o mandato 2015-2020, iniciado pela prefeita cassada Sandra Zacarías McLeod.

Após isso houve novas eleições, e Miguel Prieto foi eleito, tornando-se o primeiro prefeito natural de Ciudad del Este e o mais jovem na história da cidade a assumir o cargo.

Diante de tantos fatos inéditos, o jovem, agora prefeito, teve uma enorme responsabilidade em “arrumar a casa” e colocar em prática os discursos anticorrupção.

COnheça a história de miguel prieto:

Miguel Prietto Prefeito Ciudad del Este foto: Lilian Grellmann

Ciudad Del Este completa 63 anos e recebe novo prefeito

Ele nunca pensou em ser político. Quando mais jovem não via interesse na política, “assim como a maioria dos jovens da minha idade”, comenta Miguel Prieto. Mas se inseriu no meio disso quando entrou na faculdade de Direito e conheceu pessoas que o convidaram a fazer parte, de forma voluntária, do Grêmio Estudantil. Participou de […]

Comentários

Deixe a sua opinião