A prefeitura de Ciudad del Este planeja estender a rede de ciclovias, tornando-a uma solução viável para os problemas de trânsito cada vez mais frequentes na região.
Conversas estão em andamento entre técnicos municipais e representantes de instituições acadêmicas, profissionais de diversas áreas e membros do Conselho de Desenvolvimento (Codeleste) para traçar estratégias de ampliação dessa rede. Este movimento pretende estender a mobilidade urbana para aqueles que residem em bairros mais distantes da área central da cidade.
A gestão municipal sinaliza a intenção de alocar, dentro do orçamento dos próximos dois anos, recursos específicos para alcançar a meta ambiciosa de 50 quilômetros de ciclovias. Esse plano contempla a inclusão de áreas significativas, como as avenidas San José, localizada na região do km 4, e Julio César Riquelme, na região do km 7.
Através dessa iniciativa, a prefeitura visa incentivar o uso da bicicleta para trabalhadores e estudantes em seus deslocamentos diários. A meta é dupla: por um lado, contribuir para desafogar o trânsito, minimizando engarrafamentos e a conhecida superlotação do transporte público nos horários de pico; por outro, reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
À frente deste projeto, encontramos Dani Mujica, assessor municipal para a área de mobilidade. Mujica destaca a vantagem competitiva da cidade em ter a Usina Municipal de Asfalto. Essa estrutura, segundo ele, desempenha um papel fundamental ao facilitar as intervenções na infraestrutura viária e reduzir os custos associados à implementação das ciclovias e ciclofaixas.
No entanto, a ampliação das ciclovias não é a única novidade em termos de mobilidade na cidade. Desde a última segunda-feira (21), a prefeitura iniciou os testes com 20 ônibus elétricos, uma etapa do plano de modernização do transporte coletivo de Ciudad del Este. Estes veículos, além de serem uma alternativa mais sustentável, estão atualmente atendendo dois itinerários essenciais, conectando a área central à região do km 7.
Relacionado