Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Colaboração: Adriana Lomaquis Sosa – turismóloga

Fotos: Ale Tanasio

Reconhecida mundialmente como um dos maiores centros de compras do mundo, Ciudad del Este completa 62 anos em fevereiro, mas nesta edição comemorativa apresentamos o outro lado de CDE: o do lazer.

As pessoas que cruzam a Ponte Internacional da Amizade rumo ao Paraguai o fazem, na maioria das vezes, a trabalho ou em busca de produtos. Por conta disso, a fronteira mais movimentada do Brasil torna-se o destino ideal para quem quer fazer compras. No entanto, “escondidos” em meio às ruas movimentadas do centro comercial, estão inúmeros pontos turísticos naturais, culturais e gastronômicos, ideais para quem deseja aproveitar um dia de lazer em família. E pensando nisto, a 100fronteiras preparou um roteiro turístico para você visitar CDE e se encantar com as belezas dessa terra. Confira!

 

Museo El Mensú

Nesse passeio cultural você pode ver a história da cidade e entrar na primeira casa que foi construída em Ciudad del Este.

Aberto de segunda a sábado das 7h30 às 13h.

Ex Aeropuerto Alejo Garcia e Biblioteca Municipal Ex Torre de Controle

Área de entretenimento e encontro social, a biblioteca tem cópias de autores de alto perfil da região e uma literatura nacional e internacional variada. Lazer e conhecimento em um só lugar!

Aberto de segunda a sábado das 7h30 às 17h.

Catedral de San Blas

Historicamente, a catedral é o refúgio das almas que vieram para o leste em busca de um futuro melhor. Possui forma de barco e é uma grande atração cultural e religiosa. Aqui uma novena e números artísticos variados são celebrados antes e durante o aniversário da cidade.

Lago da República – Patrimônio Histórico desde 1997

Ponto de encontro recreativo, desportivo, social e turístico, o local é ideal para quem deseja realizar caminhadas ao ar livre em família ou com amigos. Também é uma região bastante frequentada à noite, pois está cercada de bares, restaurantes e casas de shows, animando os visitantes e moradores de CDE.

*Passeios no departamento de Alto Paraná, no qual está a Grande Ciudad del Este

Marco das Três Fronteiras

Outro local turístico de lazer é o marco, localizado na cidade de Presidente Franco, de onde o visitante consegue observar a paisagem dos três países e o encontro dos rios Paraná e Iguaçu. Nas cores vermelho, branco e azul, o obelisco é a grande atração do passeio histórico.

 

Túnel em Santa Rita 

Ponto turístico para quem ama a natureza, o longo trecho da Rota 6, que tem 1.500 metros, é um dos cartões-postais da região, no qual o caminho cercado por árvores chama a atenção pela beleza e frescor.

 

Museu Moisés Bertoni

Preservando a história, cultura e memória do naturalista, escritor e botânico suíço Moisés Bertoni – que viveu na fronteira e foi responsável por grandes descobertas nas áreas de zoologia, meteorologia, agricultura e biologia –, o museu é um espaço turístico de singular beleza, localizado às margens do Rio Paraná. Ele é comandado por empresas brasileiras e argentinas, e entre as atrações estão o passeio pelas Cataratas do Iguaçu com o barco Kattamaram II. Na chegada, os visitantes caminham em meio à mata até chegarem ao Museu Bertoni. O passeio tem duração de quatro horas, com saída de terça a domingo às 8h. É cobrado um valor pelo ingresso para o museu, incluindo café da manhã a bordo.

Costanera de Hernandarias

Reformado recentemente, o local oferece inúmeras atrações, principalmente no verão, pois apresenta vista para as águas do lago de Itaipu e possui uma extensa praia. A entrada é gratuita.

DCIM100MEDIADJI_0014.JPG

Itaipu Binacional

Bastante conhecida no Brasil, a Usina Itaipu também é um dos principais pontos turísticos no Paraguai, onde a entrada para os visitantes fica a cerca de 14 quilômetros da Ponte da Amizade, na cidade de Hernandarias. Os passeios são orientados por guias paraguaios, e o ponto-chave é a possibilidade de ficar literalmente em cima do vertedouro. Há também outras atrações, como o show de luzes Iluminación Monumental, a visita a uma maquete da Itaipu, a visita ao Centro de Pesquisas de Animais Silvestres, a visita ao Refúgio Biológico Tati Yupi e a visita ao Museu de Itaipu Tierra Guarani. E o melhor de tudo é que todos os passeios são gratuitos.

 

Saltos del Monday

Podendo ser chamados de Cataratas paraguaias, os saltos são um grande presente da natureza para a região, onde se encontram as três caudalosas cachoeiras que se formam no Rio Monday. As cataratas ficam na cidade de Presidente Franco, e o passeio pode ser realizado tanto de manhã quanto à tarde. O local é bastante estruturado e conta com mirantes e passarelas, além de uma lanchonete, tudo isso em meio à selva nativa. Há também passeios de arvorismo e tirolesa, ou seja, opção ideal para quem curte aventura e diversão.

Ronald Rolon: “Já tive a oportunidade de visitar os Saltos del Monday e fiquei encantado com tanta beleza natural. O zoológico da Itaipu também é muito bonito. Outro passeio interessante que fiz foi na Costanera em Hernandarias, que está bem legal para passear. Já no centro de CDE, o Lago da República é uma ótima opção principalmente para passeios e caminhadas ao ar livre”.

Humberto Ferreira: “Estive visitando recentemente a maioria dos restaurantes em CDE, principalmente os localizados no bairro Boquerón e centro, como os restaurantes árabes e chineses. Fiquei maravilhado com os sabores locais e com as típicas comidas dessas regiões, muito bem representadas em CDE por imigrantes que há muito vivem no Paraguai”.

Said Atef Manah: “Em CDE temos o Lago da República, um lugar ideal para um passeio de bicicleta ou uma caminhada. É rodeado por bares e restaurantes, dando várias opções gastronômicas para o passeio”.

Espaço Publicitário