O mês de fevereiro é especial e com os holofotes voltados para Ciudad del Este, pois a caçula da região trinacional comemora mais um ano de muito desenvolvimento e está cada vez mais próximo de se consolidar como um destino de compras.
Mas Ciudad del Este vai além do turismo de compras, a cidade também é rica no que diz respeito ao turismo de natureza e ao turismo histórico, e para promover essa diversificação no turismo e economia, foi oficializado o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo 2022/2026, criado pelo departamento de Turismo e História de Ciudad del Este.
O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo 2022/2026 é um marco no planejamento e gestão de Ciudad del Este, pois com ele é possível orientar investimentos nos projetos de desenvolvimento turístico além de auxiliar a definir os objetivos e planos de ações pelos próximos anos.
“Para 2023, o objetivo é dar continuidade aos projetos iniciados em 2022, dentre eles, alguns dos mais importantes como a promulgação de portarias e resoluções de grande relevância para o setor de turismo, fortalecendo a região por meio de grupos de trabalho institucionais, fortalecendo o capital humano da Direção de Turismo e História, formar alunos no Programa de Promotores Locais, conceder bolsas de estudo a cidadãos, participar em eventos e feiras turísticas de grande impacto, relevância e abrangência em articulação com o setor privado, coordenar ações promocionais com atores do setor privado, criar e distribuir materiais gráficos promocionais para Ciudad del Este. Projetos no Bairro Obrero como o Coro e Orquestra Infanto Juvenil do Bairro Obrero, o projeto de murais e tesouros do bairro, bem como o projeto de mais museus que estão a médio prazo e procurarão implementar projetos relacionados ao turismo gastronômico, como a implementação da semana gastronômica”, aponta Liliana Flores, diretora de turismo de Ciudad del Este.
Moradores da região trinacional e até mesmo visitantes percebem que o turismo em Ciudad del Este está em constante transformação.
“Como destino procuramos expandir e melhorar a oferta da cidade desenvolvendo outro tipo de produtos. No cenário pós-pandemia, podemos dizer que Paraguai e Ciudad del Este recuperaram seus números pré-pandêmicos, mas os viajantes e turistas atuais adotaram novos critérios e prioridades na hora de viajar. Garantir a segurança em todas as áreas e a sustentabilidade da atividade turística são essenciais, por isso assumimos a necessidade de diversificar a oferta turística da cidade, indo ao encontro das novas exigências e tendências mundiais que apontam para um turismo mais sustentável e ligado à cultura local”, comenta Liliana Flores.
A ascensão de Ciudad del Este deve-se ao crescimento vertiginoso do comércio, hoje a cidade é reconhecida mundialmente como destino de compras. Grandes empresas e shopping centers proporcionam experiências de compra à altura dos maiores shopping centers do mundo. Lojas modernas, marcas conhecidas e atendimento personalizado somam uma nova experiência de compra na cidade.
Um dos projetos mais emblemáticos da gestão, na área do Turismo Histórico, é a valorização do primeiro bairro de Ciudad del Este, o Barrio Obrero, que conta com vários pontos de interesse como o Mercado de Abasto, Terminal Rodoviário, Escola de Ofícios, Auditório Mauro Cespedes, entre outros.

A nova marca de Ciudad del Este
Em outubro de 2022 foi lançada a Marca Ciudad de Turismo, elaborada pela empresa de marketing Nasta em Coordenação com a Direção de Turismo e História do Município de Ciudad del Este em conjunto com a Associação Ciudad del Este e a Região de Convenções & Visitors Bureau, com o slogan “CDE Transforma”.
A marca é representada pelo sol e por uma variedade de cores que simbolizam energia, força, riqueza cultural, segurança e esperança.

Unidos por Ciudad del Este
O setor privado tem prestado apoio ao desenvolvimento do Plano de Turismo, ambos mantém uma relação estreita, consolidando alianças público-privadas. Neste momento, a Direção de Turismo e História está em fase de finalização o plano de trabalho de 2023, onde dará continuidade a vários projetos iniciados em 2022.
“O atual momento da cidade é de recuperação e reativação econômica. Teremos um excelente 2023, já é possível perceber um maior fluxo de turistas na Tríplice Fronteira, neste ano, esperamos um cenário estável nos âmbitos político, social e econômico. Os 66 anos de Ciudad del Este representam uma vida. Já estamos estabelecidos na cidade há 50 anos, toda a história da empresa e da cidade estão entrelaçadas pois sempre recebemos apoio do povo paraguaio, Ciudad del Este faz parte da nossa vida e esperamos estar contribuindo nos próximos anos, a intenção é sempre melhorar, não apenas economicamente, mas também socialmente.”
Kenny Yuen, empresário Casa Americana, Ciudad del Este, Paraguai.

“Ciudad del Este é sempre uma surpresa e um lugar de muitas oportunidades, hoje temos que saber nos adaptar e entender o mercado, o momento atual exige isso dos empresários. Ciudad del Este é única, é a minha casa, um lugar onde sou feliz e me sinto acolhida.”
Bruna Wan, empresária do Shopping Lion, localizado em Ciudad del Este, Paraguai.

“A minha visão como empresário local e médico é única. O Paraguai é a pérola da América do Sul. As oportunidades estão por todo lado. Basta ter a mente aberta, Ciudad del Este é a nossa Miami. Uma cidade cosmopolita rica em cultura, negócios e oportunidades para quem deseja empreender em todos os ramos, sendo o imobiliário sem dúvidas o mais promissor. Ademais, na atual conjuntura político econômica que está passando o Brasil, faz da nossa região e em especial de Ciudad del Este, o foco das atenções dos investidores financeiros brasileiros e de outros profissionais autônomos. Os meus parabéns a essa jovem senhora de 66 anos e se depender de mim a sua longevidade será duradoura.
Dr. Humberto Ferreira, empresário e médico no Paraguai.
