Foi no ano de 1989 que ganhou esse nome, por meio de um plebiscito.  Anteriormente chamava-se Ciudad Presidente Stroessner, em homenagem ao presidente na época Alfredo Stroessner

Teve ainda um outro nome, seu nome de fundação: Puerto Flor de Liz, dado no ano de 1957. 

Roteiro Turístico em Ciudad del Este

Ciudad del Este faz parte do roteiro turístico de quem busca conhecer a região da tríplice fronteira. Se consolidou como um centro importante de compras para os turistas, principalmente brasileiros.

Mas não só eles, pessoas de diferentes partes do mundo atravessam a ponte da amizade. Tanto a trabalho como para ter acesso a uma enorme diversidade de produtos – desde os cosméticos aos eletrônicos. 

Ciudad del Este - Centro
Foto: Lilian Grellmann

Lago de la República

Mas Ciudad del Este, não é só comércio. Quem a visita apenas para fazer compras, muitas vezes deixa de conhecer uma outra Ciudad del Este. Uma cidade de áreas verdes e lagos, de alamedas arborizadas, bem cuidadas e tranquilas.

Estas áreas mais bucólicas, como o Lago de la Republica. Compõem uma das várias facetas de Ciudad del Este – uma atmosfera muito diferente do centro comercial efervescente pelo qual é conhecida.

Ademais, para quem em algum momento já transitou pelas ruas da cidade, vai se lembrar dos vários símbolos e cenas que nos dizem sobre a rica cultura  e história Paraguaia.

Sejam os trajes tradicionais pendurados para venda, com as cores da bandeira e tantos outros tons, as conversas em espanhol e guarani. Ou a imagem de um paraguaio aproveitando seu tereré, e ainda as chipas e a sopa paraguaia que hoje fazem parte da culinária local e da fronteira.  

Ciudad del Este tem sua unicidade na diversidade. Além de receber turistas, ela abriga uma significativa população de imigrantes. Libaneses, chineses, coreanos, taiwaneses, brasileiros.

Estes compõem a vida diária da cidade e nos convida a expandir nossas experiências, seja em idiomas, datas comemorativas como o ano novo chinês por exemplo, ou em culinárias, por meio dos vários restaurantes que aí se encontram. 

Ciudad del Este é essa cidade receptiva, e para esse dia do seu aniversário de 64 anos, os desejos são que a cidade assim como o mundo possa superar as adversidades que esse momento atual de pandemia nos apresenta e aos poucos possamos retomar o ritmo triple fronteiriço.  

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião