implante-dentario-guiado-por-computador
Foto: Reprodução internet.

O primeiro passo é o paciente realizar uma tomografia computadorizada (TC).
O cirurgião recebe a tomografia num formato de computador específico e em uma imagem dos ossos maxilares em 3D, realizando a colocação dos implantes no programa.

A localização dos implantes é relacionada com a da futura prótese, garantindo o correto posicionamento deles (dentro do osso e com bom alinhamento).

A seguir uma cópia do arquivo é enviada a um centro de produção, onde é confeccionado o guia cirúrgico (uma placa adaptada perfeitamente à boca do paciente).

Nesse guia vêm inseridos cilindros que servirão de orientação exata para realizar as pequenas perfurações no osso,nas quais serão inseridos os implantes, sem cortes e sem pontos.

Principais vantagens para o paciente:

  1. Planejamento com mais segurança;
  2. Tempo de cirurgia reduzido (3 a 4 vezes mais rápido);
  3. Anestesia simples;
  4. Cirurgia sem cortes, sem pontos (a perfuração é realizada não havendo necessidade de afastar a gengiva do osso para colocar o implante);
  5. Recuperação mais rápida (como não há cortes nem pontos, o edema, inchaço, é menor ou inexistente);
  6. Dentes imediatos (as próteses podem ser confeccionadas antes da cirurgia por termos uma previsibilidade na posição dos implantes predeterminada);
  7. Carga imediata (em alguns casos, os dentes podem ser instalados imediatamente após a cirurgia); e
  8. Ideal para pacientes que por alguma razão não podem ser submetidos a cirurgias extensas (pacientes idosos, com distúrbios sistêmicos controlados como diabetes etc.).

Contato:

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando a opinião do veículo.

Farid Miguel Damen

Formado em Odontologia pela Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Implantodontia, especialista em Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Ortodontia, pós-graduado em Cirurgia Ortognática, pós-graduado em Periodontia, pós-graduado em Imersão em Engenharia Tecidual Inteligente com o uso de concentrado sanguíneo e pós-graduado em Plástica Gengival.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião