Central de atendimento ao público do MPPR é apresentada a integrantes da rede de proteção aos direitos do idoso e da pessoa com deficiência

148

Ampliar as possibilidades para o atendimento às necessidades de acesso à justiça pela população idosa e pelas pessoas com deficiência. Com esse objetivo, e considerando ser a área dos direitos do idoso uma das mais buscadas pela população junto ao Ministério Público do Paraná, foi realizada na sede da instituição, em Curitiba, no dia 7 de novembro, reunião de trabalho com a participação de representantes de diversos órgãos da rede de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência no estado.

Na oportunidade, que buscou promover maior integração entre os órgãos, foi apresentada a estrutura da Central de Atendimento ao Cidadão de Curitiba, unidade do MPPR referência no atendimento ao público na capital, e demonstrado como a instituição está estruturada para receber as demandas da população. Também foi falado sobre o estabelecimento de locais de referência e apresentados os padrões de excelência de atendimento no Ministério Público, além de propostas de atendimentos descentralizados e atuação institucional a partir de uma perspectiva coletiva. Os participantes também puderam apontar questões importantes para o efetivo atendimento às necessidades desses segmentos, como a garantia de condições adequadas de acessibilidade em prédios públicos.

Participantes – Estiveram presentes no encontro integrantes dos conselhos municipais (de Curitiba) e estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso; dos departamentos de Políticas para a Pessoa Idosa e de Apoio à Pessoa com Deficiência e Acessibilidade e da Coordenação do Disque Idoso – unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Pelo MPPR, participaram os integrantes da Coordenadoria da Política Estadual de Atendimento ao Público, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, membros e servidores das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça do Idoso de Curitiba e da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência de Curitiba.

Atendimento diário – A Central de Atendimento ao Cidadão de Curitiba foi inaugurada em maio deste ano e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Além da capital, outros seis municípios contam com estrutura semelhante: Curitiba, União da Vitória, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cianorte. Para possibilitar o acesso da população que vive distante das grandes cidades, o Ministério Público também promove ações descentralizadas e itinerantes de atendimento.

Saiba mais:

Acesse aqui mais informações sobre as formas de atendimento do MPPR à população.




Deixe um comentário