Casa Americana: tradição e pioneirismo em CDE

2538

Fotos: Buguno e divulgação

Atualmente na terceira geração, a família Yuen está há mais de 40 anos em Ciudad del Este à frente do Grupo Americana, que inclui o shopping e a loja Casa Americana

Quem visita Ciudad del Este (PY) hoje em dia nem imagina como a região era nos anos 70. Praticamente inabitada, os primeiros comerciantes desbravadores que se instalaram em CDE já projetavam o que ela seria hoje: um dos principais centros comerciais do mundo.

Uma dessas pessoas visionárias foi Yuan Yung Hsi, mais conhecido como Sr. Johnny, que – junto com um grupo de chineses – fundou em 1972 a Casa Americana, a qual começou timidamente em um espaço pequeno com a venda de tapetes, porcelanas e jaquetas de couro importadas da Argentina. Anos mais tarde, o Sr. Johnny assumiu o comando da empresa e, com a região atraindo mais turistas e compradores, decidiu que construiria um shopping. Em 1987, o Shopping Americana foi inaugurado juntamente com um amplo estacionamento.

Era a consolidação da marca em CDE. Isso porque a Americana surgiu como um centro comercial moderno e bem estruturado, superando as expectativas da época e inovando na venda dos produtos de grandes marcas.

Hoje, ao chegar ao centro, o shopping de quatro andares surge imponente e destaca-se como um dos melhores destinos para compras. Ao entrar no espaço moderno e bem iluminado, é possível avistar as dezenas de lojas. No segundo andar, em frente à escada, a Casa Americana – atualmente ocupando dois andares do shopping – oferece um mix com mais de cem mil itens de produtos que variam entre perfumaria, utensílios para cozinha, esportes, bebidas, eletrônicos, brinquedos, óculos, relógios e decoração, atendendo as principais marcas. Há também uma ampla praça de alimentação, completando assim o espaço que é ideal para um passeio em família e com garantia e segurança de excelentes compras.

Casa Americana de cara nova

À frente do empreendimento está Kenny Yuen, neto do Sr. Johnny, que assumiu uma função importante na administração da empresa juntamente com seu pai, um tio, dois primos e um sócio. “Eu tenho formação em Direito e comecei a trabalhar na Americana em 2007. No entanto sentia que não iria crescer profissionalmente porque ainda era muito inexperiente e, por se tratar de uma empresa familiar, eu estava acomodado. Precisava amadurecer. Então saí e fui advogar em Foz”, relembra Kenny.

Após anos advogando e sendo professor na cidade, ele sentiu que era o momento de voltar ao Paraguai. “No tempo que fiquei longe da empresa, eu saí da zona de conforto e assumi uma grande responsabilidade, o que me fez crescer pessoal e profissionalmente para voltar anos mais tarde mais focado para assumir a administração do Grupo Americana, que conta com importação própria em utensílios domésticos, cristais, porcelanas e eletrodomésticos”, destaca.

Depois que Kenny assumiu houve toda uma reformulação no shopping com a troca da fachada e a reforma interna do espaço, incluindo a repaginação total da Casa Americana. Investiram em marketing e ampliaram a rede de produtos, sempre mantendo a qualidade. “Lembro que quando era criança andava de skate e patins nos corredores do shopping. E hoje, estando à frente do grupo consolidado e acompanhando a evolução de CDE, sinto que a Casa Americana tem muito a crescer ainda, mantendo nosso vínculo com os clientes sem perder a credibilidade”, finaliza.

 

Endereço: Av. San Blas, 811 – CDE

Tel: (0059561) 500-522




Deixe um comentário