Carteira do autismo: veja o passo a passo de como fazer

Em Foz do Iguaçu, a Somare Espaço Terapêutico e Educacional possui uma equipe especializada para auxiliar os pais na solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Desde o dia 6 de maio, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já podem fazer sua carteirinha que visa a identificá-las e proporcionar prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, assim como atendimento preferencial em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

A carteirinha é on-line e feita de forma gratuita no site do Governo do Paraná. A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2019, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União.

Em Foz do Iguaçu, a Clínica Somare, que atua no atendimento integrado de

crianças com TEA, está auxiliando os pais no processo de cadastramento da carteirinha do autismo, algo que para eles é mais uma grande conquista na luta pela inclusão social dos autistas.

“Uma carteira de identidade regular possui informações sobre uma pessoa aparentemente suficiente, porém para quem possui TEA há uma necessidade em conter mais informações que possam contribuir no seu dia a dia. Acredita-se que incluir informações relevantes em um documento de identificação fará toda diferença, especialmente nestes casos, quando não há existência física visível do transtorno. O documento torna-se importante para auxiliar e justificar atendimentos prioritários em ambientes públicos e privados”, destaca um dos gestores da Somare.

A clínica reforça que antes da CIPTEA a pessoa necessitava apresentar um laudo médico, mas que agora, com essa nova identificação, torna-se mais prático e confiável. “Essa identificação representa uma preocupação a menos na rotina. A carteira representa novos passos para a inclusão e assim contribui cada vez mais com o respeito aos seus direitos e eleva a conscientização sobre inclusão”, complementa.

Como fazer o documento

Para solicitar a carteira, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e fazer o cadastro.

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:

  • RG e CPF do autista.
  • RG e CPF do responsável.
  • Fotografia 3 x 4 do autista digitalizada. A fotografia deve ser o mais recente possível, estar no formato 3cm x 4cm e com boa resolução para impressão.
  • Laudo médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
  • Exame de tipo sanguíneo digitalizado.

Abaixo tem um material explicativo do passo a passo para criar a carteirinha. Mas caso não conseguirem fazer, podem entrar em contato com a Somare.

 “Para poder auxiliar aqueles que pretendem se cadastrar para obter a CIPTEA, a Somare disponibiliza, por meio de agendamento na clínica, um suporte para cadastramento. Para agendar um horário, ligue ou solicite via WhatsApp um horário pelo número (45) 3028-2965.”

Clique para acessar o ciptea_manual_cadastro_solicitacao.pdf

Deslize o mouse para ver mais

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião