Cachoeiras em Foz do Iguaçu conheça o passeio secreto do Iguassu Secret Falls

670

A 100fronteiras participou do passeio nas cachoeiras e trilhas de Foz do Iguaçu a convite do Iguassu Secret Falls. Foi um dia de descobertas e aventura sobre esses lugares incríveis, e vou compartilhar um pouco de nossa experiência com você leitor.

Antes de realizar o passeio, eu fui com expectativas bem diferentes do que nos aguardava; vivi muito mais emoções e adrenalinas do que o esperado. Ao chegar ao ponto de encontro, fomos muito bem recepcionados pelos guias Francisco Amarilla e André Alliana. Amarilla é um grande pesquisador, com alguns livros já publicados, senso de humor apurado que contagia, e muitas histórias; foi nosso guia durante o percurso entre quatro trilhas e oito cachoeiras que conhecemos. André também é guia, possui uma cortesia esplêndida.

Guia e historiador Francisco Amarilla

Nossa trajetória começou na sede, que se encontra no Camping Pousada Internacional. De lá partimos buscar nossos outros acompanhantes nesse tour e fomos surpreendidos com uma senhora de 82 anos em nosso grupo. Amarilla nos contava algumas curiosidades sobre a cidade.

 

Cachoeira do Carimã – Rio Tamanduá

A partir de então seguimos para nossas primeiras cachoeiras. A Cachoeira do Carimã, que está localizada no rio Tamanduá, é a com maior volume de água entre as que exploramos, porém com uma queda de porte médio, trilha simples, local delicioso para o primeiro banho nas cascatas. Durante todo o caminho da trilha, Francisco nos contava sobre as rochas presentes na barranca do rio, sobre a geologia do local e sobre o percurso do rio.

 

 

A seguir fomos para a Cachoeira do Índio, dentro de uma propriedade privada, com um pequeno rio que começa e termina nesta propriedade. A partir de então nossas caminhadas ficaram mais longas e complicadas, porém ainda de fácil acesso, com grandes cascatas para nos banharmos. Conhecemos algumas curiosidades sobre as árvores locais.

Pedras das Três Irmãs

Próximo ao meio-dia, fomos a um restaurante delicioso perto das Cataratas do Iguaçu, bem rústico e aconchegante. O guia também oferece outras opções de prato caso tenha algum vegetariano ou vegano no grupo, o que se torna bem versátil. Ao adquirir o passeio você tem a opção de escolher o dia inteiro com almoço ou apenas meio período sem almoço.

Cachoeira da Trilha da Onça

Voltando às trilhas, seguimos para a Trilha da Onça, a mais longa das caminhadas, e com alguns trechos desafiadores, entretanto com uma bela recompensa no final, as banheiras naturais à beira do Rio Iguaçu e uma queda de água de 18 metros de altura. Também no mesmo local é possível acessar a margem do rio com uma cachoeira em que sobrevoavam muitas borboletas, um cenário digno de fotos.

Nosso último destino foi a Cachoeira do Eremita, uma caminhada às margens de pequenas cascatas, a 95 metros do Rio Paraná, que abriga muita história. O local recebe esse nome pois por lá, há 32 anos, habitar um senhor, o Amado, que vive de forma isolada, sem contato com sua família; vive como um eremita mesmo e possui uma história de vida muito interessante, nos contou Amarilla.

 

O passeio se conclui com uma grande queda de água e uma vista para o Rio Paraná e a Ponte da Fraternidade, uma visão de tirar o fôlego. Tive a sorte de admirar o sol no horizonte.

Vista do fim da Trilha do Eremita

“É um passeio que lava a alma e renova as energias”, diz o guia e historiador Francisco Amarilla. Sem sombra de dúvida essa afirmação é verdadeira. Passeio incrível para quem está disposto a viver aventuras e muitas emoções e dar boas risadas. Então coloque o tênis no pé, passe o protetor solar e se jogue nessa experiência única.

Para realizar o passeio basta entrar em contato ou adquiri-lo em algum dos hotéis da região. Aos moradores de Foz o preço é diferenciado. O transporte para as cachoeiras é realizado pela própria empresa. Para mais orientações, converse com o Iguassu Secret Falls.

Endereço da sede: Rua Manencio Martins 21 Vila Yolanda

Contato: (45) 984072468

 




Deixe um comentário