O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Os governadores Carlos Massa Ratinho Junior e Cesar Torres, do Paraná e Alto Paraná (PY), respectivamente, assinaram nesta terça-feira (14), um memorando de entendimento visando a colaboração técnica em saneamento e sustentabilidade. O acordo abre caminho para a Sanepar e a Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap) estabelecerem parcerias.
A Sanepar terá a oportunidade de oferecer sua expertise à Essap, elaborando diagnósticos, projetos de pesquisa e estratégias interinstitucionais. O objetivo é compartilhar a eficiência e experiência da Sanepar em saneamento, aproveitando o avanço significativo do Paraná nessa área, com 83% do esgoto coletado e 100% tratado.
O acordo é uma extensão da missão do Governo do Paraná no Paraguai, realizada em agosto durante a posse do presidente Santiano Peña. O documento assinado nesta terça-feira possibilita políticas de colaboração, intercâmbio de informações, tecnologias e serviços, principalmente em projetos de infraestrutura e sustentabilidade.
O foco inicial será no estado do Alto Paraná, com a capital em Cidade de Leste, devido à proximidade e semelhanças com o Paraná. O governador Ratinho Junior enfatizou o compromisso em colaborar com o Paraguai no desenvolvimento do saneamento básico, destacando a importância dessa parceria.
A experiência da Sanepar será muito importante na produção de diagnósticos sobre os investimentos programados pela Essap. O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, mencionou a possibilidade de uma parceria empresarial no futuro, com a Sanepar levando seus serviços para o Paraguai.
A aproximação entre as duas empresas é resultado do reconhecimento da eficiência da Sanepar. Recentemente, a empresa compartilhou sua experiência com a Embaixada da Bolívia para aprimorar a gestão da água no país.
Além disso, em 2021, a Sanepar recebeu o prêmio de melhor empresa de saneamento do Brasil pelo Prêmio Valor 1000 e foi reconhecida como a empresa de infraestrutura mais inovadora do país pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
A assinatura do memorando contou com a presença de autoridades como o vice-governador Darci Piana, o presidente da Essap, Luis Fernando Bernal, o cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Celso Santiago Riquelme, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e os deputados estaduais Gugu Bueno e Marcel Micheletto.