Uma cidade que respira cultura e incentiva de formas lúdicas o desenvolvimento do ritmo que alude às festas juninas. Uma sanfonada abre os festejos quando sanfoneiros da cidade desfilam embalando a multidão que celebra o valor de sua força cultural.

O empresariado da cidade se mobiliza em torno da preservação e valorização do casario que constitui as primeiras construções e suas histórias. Praças, monumentos, costumes são não apenas discernidos mas também componentes constitutivos de uma essência que perpassa a emoção da festa. O coração desse produto turístico é formado pelos corações pulsantes de seus agentes que vivenciam, produzem, reproduzem e sobretudo, exemplificam que ensinar a dançar forró sobrepuja o ritmo. Consolida o amor.

A festa de São João de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, envolve o visitante numa atmosfera de encanto e doçura. O ritmo típico, a dança, as delícias da gastronomia. As cores, flâmulas, bandeiras e palhoças. Trabalhos de valorização dos Quilombos que estão situados nas imediações da cidade, artesanato, comidas típicas, música e ritmo para as crianças, idosos e jovens. A necessidade de mostrar que o costume de um São João em família deve se manter firme e forte no imaginário e na realidade do povo paraibano.

O prefeito José Alexandre Araújo afirma que o reconhecimento da festa como Patrimônio Cultural e Imaterial por parte da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba corrobora o trabalho desenvolvido junto à sociedade que por sua vez se organiza em torno da SANTURA. O referido projeto de lei foi aprovado por unanimidade e segue para ser sancionado pelo chefe do Executivo.
Famílias e amigos em confraternização de paz e animação nas calçadas em arraiás bem ornamentados.
A programação contempla o tradicional aliado ao contemporâneo que agrega um produto que apresenta o mais brilhante dos valores: a cidade de Santa Luzia com sua festa que é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba, ensinando o Brasil a dançar forró.
Imagens: Participantes do Fampress Santura

Pedro Ferreira

Publicitário, professor universitário e editor de moda e estilo.

Comentários

Deixe a sua opinião