Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

O povo Mbya Guaraní encontrou no turismo uma maneira de preservar e compartilhar sua cultura. O que o turismo significa para eles?

A etinia, presente no Brasil, no Paraguai e na Argentina,

Ontem, 19 de abril, foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas. E, na Argentina, começou a Semana de los Pueblos Indígenas, uma deixa para a conscientização sobre a cultura das etnias originárias. E, principalmente, apoiar a conquista de direitos que esses povos promovem. 

De acordo com o presidente da Associação Mbya em Turismo, Santiago Moreira, há o destaque da importância da conscientização.

“Nossa filosofia está baseada na conscientização e promoção do turismo, para que cada pessoa e integrantes de comunidades indígenas estejam conscientes do que está sendo realizado” disse Santiago Moreira.

Presidente da Associação Mbya em Turismo

Objetivo

O projeto tem a intenção de criar atividades diferentes de acordo com cada. Pouco a pouco, eles estão desenvolvendo oficinas, onde eles falam da experiência de cada indígena e com o próprio linguajar.

O cacique da comunidade Jasy Porá afirmou que também trabalha em áreas sustentáveis, como os Mbya.

“As três bases da economia da comunidade estão na área comunitária sustentável. O turismo, o artesanato e a agricultura estão sendo fortalecidos aqui e em outros lugares”, afirma o cacique.

Além disso, o cacique destacou o impacto no público mais jovem, que tem se capacitado cada dia mais.

“Temos esperança porque temos experiência e conhecimento para que a Mbya possa se capacitar no turismo. Logo, animamos os jovens para que tenham esse desejo e comprometimento para sair adiante por eles mesmo”, finaliza o cacique.

Espaço Publicitário