Criada em 2018, a Google News Initiative (GNI) iniciativa do Google Notícias, acredita que todos devem ter acesso a fontes confiáveis de informação, independente de onde estejam, tendo assim, como principal objetivo tornar as notícias mais acessíveis e seguras. Pensando em incentivar o jornalismo de qualidade, em especial no ambiente digital – período marcado pelas fake news –  o projeto atua ao lado de publishers, jornalistas e parceiros, como a Raccoon.Monks, uma das maiores agências full digital da América Latina.

Em parceria com o Google, a Raccoon.Monks traz análises, workshops e soluções para os publishers. No Brasil a agência já atuou com grandes nomes como: UOL, CNN e Abril; no exterior, a empresa trabalhou com veículos como o dominicano Diario Libre. Para a Raccoon.Monks, a melhor forma de mensurar a audiência é por meio dos times de inbound e comunicação, sendo eles: Conteúdo, Social Media, CRO e CRM. Tudo isso, além dos times de tecnologia, que oferecem suporte em todos os processos e setores. 

Relação com veículos jornalísticos 

Para Aline Anzolin, product owner na Raccoon.Monks, vivemos em um mundo no qual qualquer um pode ser criador de conteúdo, mas em contrapartida, os usuários estão cada vez mais exigentes. Tudo precisa ser aqui e agora, por isso, muitos veículos ainda necessitam sair do impresso e aprender como caminhar no digital; outros, precisam considerar como continuar entregando conteúdo de qualidade e responsabilidade na era das fake news. Ainda tem quem precise se reinventar para conseguir prosperar na internet. 

“Esse é um lado da moeda que desafia os publishers e jornalistas a ganharem notoriedade nos mais diversos canais disponíveis nesse universo digital. No outro lado dessa história, no Brasil, temos quase 3 mil desertos de notícias, que são cidades onde não existem veículos jornalísticos sediados. Imagina não ter acesso a notícias da sua cidade e o que acontece por lá? A realidade da indústria não tem sido animadora para a mudança de cenário. Nos últimos sete anos, mais de 600 empresas de notícias fecharam, e a luta pela adaptação segue sendo a principal precaução, especialmente, das pequenas e médias organizações. Informação de qualidade e acessível é um assunto para todos.” afirma Aline.

Este ano a agência está trabalhando com a iniciativa Local Lab, que recebe financiamento do Google. O Local Lab é um projeto no qual a Raccoon.Monks auxilia pequenas e médias organizações através de auditorias técnicas das áreas de Conteúdo, User Experience, Discoverability e Monetização. Ao todo são atendidos 100 veículos de notícias de uma única vez, com duração de 10 meses e abrange 19 estados do País. Esse é o maior projeto GNI do Google Brasil.

Aline-Anzolin---product-owner---Raccoon.Monks
Aline Anzolin, product owner na Raccoon.Monks.

“No Local Lab a gente atende nomes como: Carta Capital, Revista Piauí, Notícia Preta, Vida Simple, Costa Norte e Olimpíada Todo Dia. A diversidade é imensa, e a parceria já oferece bons resultados. É por isso que o GNI é um projeto tão especial” ressalta a product owner. “Nós somos parceiros de diversas grandes empresas e, neste trabalho, o nosso papel é auxiliar esses veículos na era digital, pensando no todo: no conteúdo, na experiência do usuário e na monetização”, finaliza Aline. 

Sobre a Raccoon.Monks

A Raccoon.Monks é uma agência de soluções digitais full service que atua como parceira estratégica em toda a cadeia digital de empresas com diferentes modelos de negócios. Com o cliente ao centro, a empresa atua no modelo 360°, que envolve serviços de marketing digital (SEO, mídia inbound e performance), inteligência de mercado e soluções de infraestrutura como consultoria, mídia programática, brandformance, aplicativos e desenvolvimento de e-commerce na plataforma VTEX.

Fundada em 2013 com o nome Raccoon Marketing Digital, a empresa se fundiu, em 2021, ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Martin Sorrell, passando a se chamar Raccoon.Monks. Hoje, a agência conta com mais de 1000 funcionários, 200 grandes clientes – entre eles Natura, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big e YDUQS – e é uma das mais importantes parceiras do Google e Facebook no Brasil. Atualmente, é uma das maiores agências digitais da América Latina e acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos, entre eles, quatro prêmios Google Partner Awards, sendo um deles TOP 3 da América Latina. Mais informações: http://www.raccoon.ag/

Comentários

Deixe a sua opinião