A máscara contra a covid-19, para proteção respiratória, virou um símbolo da pandemia, e consequentemente do ano de 2020, se tornando um “acessório” essencial na rotina de todos.

Mas com tanta informação sobre as novas mutações e a quantidade fake news por aí, fica difícil saber qual é realmente a máscara mais segura contra a covid-19! É seguro usar apenas uma de pano? Posso usar a cirúrgica? Por isso, nós resolvemos testar algumas das máscaras no mercado atualmente e descobrir qual é a melhor, confira.

Máscara de pano

Uma das mais usadas e também mais customizáveis, ela é considerada a mais aconselhável para a população, ela impede a disseminação das gotículas que são expelidas do nariz e boca da pessoa que a usa, sendo uma barreira contra o vírus. 

Mas não é qualquer tecido que pode ser usado! De acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os tecidos que realmente protegem são:

  • Tecido de saco de aspirador
  • Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
  • Tecido de algodão
  • Fronhas de tecido antimicrobiano

Se você tiver alguma dessas opções, pode criar sua própria máscara em casa! Confira aqui o vídeo feito pelo Ministério da Saúde sobre como fazer:

Aprenda a fazer sua máscara caseira nesse vídeo oferecido pelo Ministério da Saúde, feito no início de abril de 2020.

As máscaras de pano também podem ser reutilizadas depois de uma boa lavada. Para fazer sua higienização, coloque ela um pote com água e água sanitária por meia hora, e após esse período a enxague com água corrente e lave com água e sabão. A deixe secar e então use o ferro quente para não ter nenhuma dobrinha que possa danificar sua barreira de proteção e está pronta para ser usada novamente!

Máscaras cirúrgicas 

O ideal é que profissionais da saúde e pessoas com casos confirmados as utilizem, porém muita gente as usam no dia a dia. São feitas especialmente para o não contato com pacientes, seja qual for a doença, porém elas geralmente ficam meio folgadas no rosto, não cobrindo totalmente a boca e nariz.

Para usar elas tem que ter certeza que ela se encaixa no seu rosto, e também tomar muito cuidado quando for tirar ela! Como ela também não é reutilizável, deve ser colocada com cuidado dentro de uma sacola, espirrar um pouco de álcool se possível e então ir para o lixo.

A máscara cirúrgica, se usada corretamente, combate a covid-19.

Uma forma de combater ao vírus da covid-19 é usar a máscara cirúrgica e a de pano ao mesmo tempo. O uso simultâneo das duas pode reduzir o risco de transmissão em 95%, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Máscaras PFF2/N95

É considerada a mais segura contra o vírus da Covid-19 e pode ser reutilizada pelo menos cinco vezes. Ela possui dois tipos de filtragem: a mecânica, que deixa as partículas de ar presas nas fibras da máscara, e a eletrostática, que atrai as partículas que escapam da mecânica. Tem elástico ajustável e que fica preso na cabeça, e não nas orelhas, tendo uma segurança e proteção melhor ainda.

A máscara PFF2/N95 é a mais segura no mercado atualmente.

Atenção!

O modelo de PFF2/N95 com a válvula não deve ser usado; não filtra o ar como o esperado e não protege quem está perto do infectado.

Importância

O uso de máscaras é obrigatório em praticamente todos os lugares, e isso esta totalmente certo. “As máscaras são, talvez, o componente mais importante do equipamento de proteção individual (EPI) necessário para combater uma pandemia”, diz Jiaxing Huang, pesquisador da Universidade de Northwestern, nos EUA, e líder de um estudo publicado recentemente sobre o potencial protetor desses objetos.

Confira no vídeo a seguir algumas informações a mais sobre o uso das máscaras, disposto pelo presidente da Unimed Guarulhos, Dr. Francisco S. Nishi.

É necessário lembrar também que, apesar do uso das máscaras ser um dos meios de prevenção, não é o único. O que mais ajuda a não transmitir o vírus da Covid-19 é o isolamento social, saindo de casa apenas quando for absolutamente necessário, e a limpeza constante.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião