Anúncio Publicitário.

[#GustavoSiqueira]

 

No Brasil, segundo pesquisas mais recentes, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida, sendo que de cada dez mortes, nove podem ser evitadas. As pesquisas revelam ainda que 66% das pessoas conhecem alguém que tem depressão, que é a principal causa do suicídio. Além disso, a Organização Mundial da Saúde- OMS, aponta que o suicídio é a segunda principal causa de mortes de jovens com idade entre 15 e 29 anos, no mundo.

A campanha mundial Setembro Amarelo foi criada em 2015 por entidades que prezam pela valorização da vida. O objetivo é a prevenção do suicídio por meio da comunicação, do compartilhamento de informações e da importância da ajuda profissional.

 Renata Scheide destaca que a prevenção ao suicídio pode vir da conversa e da ajuda sem julgamentos. Ela afirma que inúmeras situações podem ser evitadas quando dedicamos um tempo para o autoconhecimento.

“Prestar atenção em si mesmo e em quem está à nossa volta é um dos primeiros passos para prevenção ao suicídio. Assim, é possível identificar o que nos incomoda e nos machuca e também ajudar aqueles que estão precisando. Além disso, conversar com um amigo, um profissional ou com os voluntários do CVV pode abrir a nossa mente para a solução de problemas e dores que na nossa cabeça são insuportáveis”, afirma.

 A psicóloga Renata Stulp Scheide alerta ainda que um importante passo para ajudarmos a nós mesmos e aos outros seria fazer uma diferenciação entre a “pulsão de morte” – termo designado por Freud para os pensamentos corriqueiros sobre a morte – e o pensamento suicida.

De acordo com filósofo, a pulsão de morte é um impulso de pensar em morte como um alívio, já o “pensamento suicida”, seria o desejo de tirar a própria vida ou a dor do viver.

“Pessoas com pensamento suicida vivem os três “is”, ou seja, imaginam que a dor que sentem é impossível, interminável e insuportável. No entanto, trata-se de uma visão distorcida da realidade”, explica a psicóloga.

Durante o mês de setembro, a psicóloga tem apresentado em sua conta no Instagram @psicologarenatas alguns temas relacionados à prevenção ao suicídio com dicas e alertas sobre o quão importante é observar a saúde mental e estar atento as pessoas que fazem parte da sua vida. Vale à pena conferir!

Espaço Publicitário