O Promotor de Justiça Marcos Cristiano Andrade – que é Promotor desde 1999 e está em Foz do Iguaçu desde 2011, embarca em um novo desafio e atuará como membro auxiliar do Gabinete do Procurador-Geral da República Augusto Aras, em Brasília.

Marcos Andrade é autor de várias denúncias – 300 ações civis públicas pela prática de atos de improbidade administrativa e cerca de 90 denúncias em defesa do patrimônio público dos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu – Paraná.

Para se ter ideia da importância, Andrade é o primeiro Promotor do Estado do Paraná a assumir este cargo na capital do Brasil. “É um desafio grande ter responsabilidade criminal para processar ou arquivar investigações contra as maiores autoridades da República. Acho que vai ser um grande desafio e um grande aprendizado, porque eu vou postular direto no Supremo Tribunal Federal, hoje eu postulo junto a juízes, então eu uso decisões dos tribunais de justiça como fontes de argumentos para tentar convencê-los. Eu vou ter que estudar as decisões de cada um dos ministros para usar como argumento de autoridade para tentar convencê-los. Vai ser um desafio muito grande”.

Fala o Promotor Marcos Andrade sobre aceitar o cargo.

“Eu tenho certeza lá só de uma coisa, que eu farei o meu melhor, fiz o melhor que pude aqui em Foz do Iguaçu e farei o melhor que posso, dentro da minha capacidade intelectual em termos de trabalho, lá também. Estou indo bem animado, acho que de certa forma esse convite é um reconhecimento pelo trabalho feito aqui em Foz, até porque eu não conheço ninguém em Brasília, não tenho influência nenhuma. Eu nem sabia dessa possibilidade”, finaliza o Promotor afirmando que como todas as funções que exerceu durante sua trajetória, continuará seguindo seus valores e princípios neste novo desafio.

Conheça algumas das diversas funções que Marcos Andrade ocupou no Ministério Público

Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Membro do GNCOC – Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, Atual Titular da Sexta Promotoria de Justiça da Comarca de Foz do Iguaçu, responsável pela defesa do Patrimônio Público Cível e Criminal, Combate à Sonegação Fiscal e Curador das fundações dos Municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, Coordenador do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), Núcleo Foz do Iguaçu, desde 2015.

*Marcos continua exercendo a função na Sexta Promotoria com atribuição em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.