Colégio Sesi Internacional - display portal

Foz do Iguaçu, mundialmente conhecida por ser a terra que abriga uma das 7 maravilhas do mundo e uma das maiores hidrelétricas do mundo – Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu –, está comemorando seus 107 anos de aniversário e, por isso, vamos falar um pouco sobre alguns pontos turísticos que contam um pouco sobre a história de Foz do Iguaçu. Passeios incríveis pela linha do tempo da nossa amada cidade.

Ecomuseu

A visita ao Ecomuseu, parte do Complexo Turístico de Itaipu, é uma experiência histórica e educativa que aprofunda o conhecimento de qualquer visitante sobre a cidade de Foz do Iguaçu.

Inaugurado há quase 34 anos, o Ecomuseu é o primeiro e único museu da América Latina desse gênero, compreendendo o território de atuação da Itaipu como um espaço museológico.

Dentre as ações que visam fomentar através do Ecomuseu estão: a preservação, pesquisa e comunicação sobre o patrimônio cultural, memória e história da região onde a Usina foi construída, além de promover o desenvolvimento cultural de maneira sustentável.

Foto: Caio Coronel

Como é o passeio no Ecomuseu?

No Ecomuseu são apresentados fatos históricos e culturais que vão do período pré-histórico à povoação da região de Foz do Iguaçu e à construção da usina. Através de fotografias, peças e objetos da época contam a rica história da Itaipu Binacional.

O acervo do museu é resultado dos estudos, pesquisas e inventários que foram realizados antes, durante e após a construção da Usina. Nele são exibidos vestígios arqueológicos de mais de 200 sítios, entre pré-cerâmicos e cerâmicos, acervo botânico representativo de mais de 900 espécies, acervo zoológico contendo animais taxidermizados característico da fauna da região, coleção etnográfica e geológica. 

Além da exposição de longa duração, o Ecomuseu possui três espaços para exposições temporárias onde recebem mostras de artistas regionais, ou que retratam a produção cultural e científica contemporânea. 

Marco das 3 Fronteiras

Há quase 118 anos, no dia 20 de julho de 1903, foi inaugurado o Marco das 3 Fronteiras. Um ponto histórico de Foz do Iguaçu onde se cruzam os rios Iguaçu e Paraná, fazendo fronteira entre três países da América do Sul: Argentina, Brasil e Paraguai.

A arquitetura atual do Marco das 3 Fronteiras foi inspirada em um importante período histórico e social do Brasil, as Missões Jesuíticas. Durante a colonização no Brasil, os padres jesuítas realizavam missões para batizar e evangelizar os nativos da região. Essas missões foram chamadas de Missões Jesuíticas e, assim, formaram grandes civilizações na região que hoje se encontra o Brasil, Argentina e o Paraguai.

Relembrar esse período no Marco das 3 Fronteiras é uma experiência imersiva, onde a arquitetura do local remete às missões, promove a educação histórica e entretem os visitantes. A Vila Cenográfica, que faz parte do Complexo Turístico Marco das Américas, proporciona ao turista uma viagem no tempo enquanto percorre pelas praças e ambientes desse maravilhoso ponto turístico e cultural.

Espaço da Memória das Cataratas

Inaugurado no dia 09 de janeiro de 2015, o Espaço Memória das Cataratas, passou de exposição itinerante à contar com um espaço fisico exclusivo para levar os visitantes em uma viagem no tempo em Foz do Iguaçu.

A exposição do Espaço Memória das Cataratas está localizada no Centro de Visitantes dentro do Parque Nacional do Iguaçu e conta um espaço de 130 metros quadrados onde são exibidos um acervo com com mais de 1.500 fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, além de uma série de depoimentos históricos.

Foto: Assessoria PNI

O acervo também conta com vários objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Os visitantes também podem assistir à documentários exclusivos que contam a história do parque, das Cataratas do Iguaçu e da região de Foz do Iguaçu do século 20 em diante.

E aí, o que achou desses atrativos turísticos?

Ficou interessado em conhecer ainda mais sobre a historia de Foz? Conte pra nós!

Comentários

Deixe a sua opinião