Monjolo é uma palavra carregada de histórias e significados para Foz do Iguaçu. Nome de um bairro, colégio, restaurante, edifício, rio, lago e de um parque em Foz. O bairro Monjolo, por exemplo, é um local rico de histórias. É sede da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab e sede de instituições de ensino como o Campus UDC Monjolo e a Escola Árabe Libanesa.

A palavra monjolo tem um significado que muitos desconhecem e, de acordo com o dicionário, significa “engenho rústico, movido por água, usado para pilar milho e descascar café”. Em tempos remotos, em Foz do Iguaçu existia um monjolo que era propriedade da Colônia Militar do Iguaçu, localizado em algum lugar das terras do atual 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Na época, a ferramenta foi importante, pois dispensava o uso de mão-de-obra escrava, que antes utilizava um pilão para triturar os grãos.      

O bairro coincide com a bacia hidrográfica do Rio Monjolo e, assim, em 1997, formou-se o Lago Monjolo, como uma das medidas para ajudar a preservar as centenas de nascentes desse rio. Aos poucos, o parque tornou-se um ponto de encontro dos iguaçuenses e um dos lugares frequentemente escolhido para passar uma tarde, fazer um piquenique, tomar um chimarrão ou tereré, ou apenas observar os pássaros.

Frequentemente, diversas famílias também vão ao Parque para pescar; não se sabe ao certo se verdadeiramente pescam algum peixe, mas tem sido uma ótima opção de lazer na cidade. E como costumam dizer, a pescaria é verdadeiramente uma maneira de relaxar e refrescar os pensamentos e, talvez, por esse motivo escolham o lago Monjolo para isso pois a vasta natureza ao redor dele transmite essa tranquilidade.

Além das belas e numerosas aves que sempre estão no lago do Parque Monjolo, há também um morador ilustre: um jacaré que não oferece risco aos visitantes e que tornou-se uma atração para aqueles que visitam o local.

Várias moradores também costumam levar suas cadeirinhas e sentar em volta do lago para observar as diversas criaturas que habitam ali, além de usar o local para fazer caminhadas ou até jogar uma partida de xadrez em uma das mesas de concreto próprias para o jogo.

E você, já fez alguma visita ao Parque Monjolo? Queremos saber!

Com informações: Jackson Lima.

Comentários

2 Comentários

Deixe a sua opinião

  1. No início dos anos 80 eu alguns amigos costumávamos pescar e nadar nesse local, época existiam dois pequenos açudes, quase não havia construções ali, só mato, não tínhamos ideia de que viraria um lindo parque