Dividido em três países, o pantanal tem seu território dividido em 151.000km² no Brasil 44.oookm² no Paraguai e Bolívia. Em novo acordo, desenvolvimento sustentável é priorizado.

A Secretaria Nacional do Turismo do Paraguai (Senatur) e a World Wildlife Fund (WWF) firmaram um convenio com a perspectiva de cooperarem juntos e promoverem o desenvolvimento sustentável da Bahía Negra e do Pantanal Paraguaio por meio do turismo.

Com esse acordo, o trabalho conjunto entre a Senatur e a WWF irá lançar um trabalho visando a sustentabilidade e o equilíbrio entre a economia, o ambiente e a sociedade.

Além disso, as ações serão a implementação de programas e projetos de caráter ambiental, social, tecnológico e profissional.

O documento foi assinado pela Ministra do Turismo, Sofía Afara e a Diretora Nacional do WWF, Aida Luz. Ambas foram encarregadas de também promover a melhoria na condição de vida dos moradores da região do Pantanal.

“O santuário da natureza que temos no norte do nosso país, o Pantanal, nos convoca a trabalhar dentro de um plano que possa ser observado de forma sustentada com ações concretas, principalmente de conservação e preservação”, destaca Sofia Afara.

Ministra do Turismo do Paraguai