Neste domingo, 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu seu terceiro mandato na Presidência da República, tornando-se o 39º Presidente do Brasil . O Presidente e o vice, Geraldo Alckmin, junto com as mulheres, Janja e Lu Alckmin, cruzaram a Esplanada a bordo do Rolls-Royce presidencial até o Congresso Nacional, onde foi realizada a sessão solene.

A posse contou com a presença de chefes de Estado e autoridades internacionais, o evento também registrou imagens representativas do momento, como as cores das gravatas de Lula e Alckmin e passagem da faixa presidente por representantes do povo brasileiro.

Veja como o Presidente concluiu seu discurso no Parlatório do Palácio do Planalto.

“Quero terminar pedindo a cada um e a cada uma de vocês: que a alegria de hoje seja a matéria-prima da luta de amanhã e de todos os dias que virão. Que a esperança de hoje fermente o pão que há de ser repartido entre todos. E que estejamos sempre prontos a reagir, em paz e em ordem, a quaisquer ataques de extremistas que queiram sabotar e destruir a nossa democracia. Na luta pelo bem do Brasil, usaremos as armas que nossos adversários mais temem: a verdade, que se sobrepôs à mentira; a esperança, que venceu o medo; e o amor, que derrotou o ódio. Viva o Brasil. E viva o povo brasileiro.”

Discurso do presidente Lula no Parlatório do Palácio do Planalto.

Abaixo, relembramos alguns momentos do atual presidente do Brasil em Foz do Iguaçu. Lembrando que anteriormente Lula foi eleito Presidente do Brasil pela primeira vez em 2002 e foi reeleito em 2006.

  • 19/05/2007 – Em maio de 2007, Luiz Inácio Lula da Silva veio para Foz do Iguaçu conhecer o canal da piracema, junto com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, na época Jorge Samek.

    Info: Globo.com

  • 13/03/2008 – Em março de 2008, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a liberação de verbas para a implantação de projetos da Itaipu e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Foz do Iguaçu.

    Info: Bemparaná.com

  • 24/08/2010 – Em setembro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma agenda intensa em Foz do Iguaçu. Participou da solenidade de abertura do Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero – abriu o Seminário Latino-Americano da Rede de Acolhimento Familiar (Relaf). Na Itaipu, ministrou a aula inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e participou da cerimônia de lacre da cápsula do tempo da universidade, entre outros compromissos.

    Info: Clickfozdoiguacu.com

  • 17/12/2010 – Em dezembro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encerramento da 40ª Cúpula do Mercosul.

    Info: Itaipu Binacional.

  • 31/10/2013 – Em outubro de 2013, época em que Lula era ex-presidente do Brasil, veio para Foz do Iguaçu no Paraná para participar da plenária de encerramento do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.

    Info: Institutolula.org

  • 26/03/2018 – Em março de 2018, Lula veio a Foz do Iguaçu para participar do Seminário Internacional da Tríplice Fronteira no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi). O tema em pauta era a educação e integração entre países latino-americanos que tinha um significado especial para o presidente, cujo governo foi responsável pela criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). 

    Info: h2foz.com

Espaço Institucional.

Comentários

Deixe a sua opinião