La Cucina é um romance que lemos pelos olhos de Rosa Fiore – personagem principal do livro, tendo como foco suas adversidades e alguns dos prazeres da vida como: comidas, viagens, amantes e a sensualidade do amor.

A trama se passa na bela paisagem de Sicília, na Itália. Desde a infância, Rosa se encontrou na cozinha, que é o coração da casa de sua família, onde gerações das mulheres Fiore preparavam seus exuberantes banquetes e também um lugar onde o drama da família se desenrolava.

Na trama, também somos recebidos pelo suspense e tragédia do amor e da Máfia, a famíglia siciliana, acompanhando o que se passa na pequena região italiana, desde seus milagres, como a paixão de Rosa pela arte culinária que veio a calhar na hora que mais precisavam, assim como seus horrores, como o nascimento dos gêmeos Fiore ou até mesmo o assassinato do amor de Rosa, Bartolomeo Sogno.

Após o terrível falecimento de seu amado, Rosa Fiore se jogou por completo na cozinha, fazendo dia e noite mais e mais receitas, cada vez mais elaboradas. “Sempre amei minha comida: naquele período negro, era tudo o que me reconfortava”, é descrito ainda nas primeiras páginas por Rosa. Depois, se isolou em outra cidade, Palermo, a capital de Sicília. Lá, Rosa fica por décadas, criando ainda mais receitas e resignada a uma vida sem amor.

Porém, um dia, um chef misterioso bate à sua porta procurando saber mais sobre a culinária siciliana, ganhando aos poucos o coração já fechado de Rosa. Juntos, eles vivem um romance de verão, com Rosa despertando sua sexualidade e trazendo sentimentos de tirar o fôlego. Quando seu segundo amor desaparece, Rosa volta para a família.

No aconchego de casa e de um ambiente familiar, Rosa descobre a verdade sobre sua família e se encanta mais ainda pela magia da culinária, em sua amada cucina. Transbordante de emoções e farto de delícias, La Cucina é uma leitura ótima para se encontrar e enxergar com outros olhos as belezas e prazeres da vida.

Editora Degustar

A edição brasileira tem um presente para os leitores brasileiros; um apêndice com as receitas que Rosa Fiore e seu amado chef preparam e saboreiam. É a única entre as centenas de edições publicadas em outros países que tem as receitas, uma exclusividade que a Editora Degustar apresenta aos leitores com a intenção que cozinhem juntos, divirtam-se e saboreiem amorosamente, se não em uma mesa de carvalho, em uma mesa comum, na cama, no chão, onde possam fazer a boca explodir de sabores e de beijos, lambuzados, ardentes e gulosos.

Sobre a autora Lily Prior

Lily Prior é uma romancista britânica, mora em Oxford junto com seu marido, filho e o cachorro da raça Pug Norman. Suas obras costumam ser “ambientadas em uma paisagem rural italiana exuberante, onde as mulheres têm cheiros que fazem as encostas formigar e a comida tem propriedades sobrenaturais”, observou o crítico Liesl Schillinger do New York Times.

A autora também é responsável pelos livros La Cucina Seconda, sequência de La Cucina, Nectar, Ardour, Cabaret e A Primeira Vez Que Ouvi Anthea Falar, e já foram publicados em muitos países e traduzidos para mais de 30 idiomas.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião