Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Internet é caminho para empresários voltarem a vender. Entenda:

Enquanto parte do empresariado offline sofre com a queda abrupta nas vendas – uma das consequências da pandemia do novo coronavírus, os que já estão no comércio online ou migraram nos últimos noventa dias, apostam na sobrevivência. Apostam ainda no aumento do faturamento daqui para frente. E eles estão certos na aposta. Segundo o consultor em Gestão Empresarial, Diego Martins, “como voltar a vender” é a questão central de dez entre dez empresários impactados pela crise do coronavírus. Além disso, com base em dados de pesquisas que retratam o comportamento do consumidor durante a pandemia, ele não titubeia na resposta. A digitalização dos negócios é um caminho sem volta e imprescindível para a retomada nas vendas e a sobrevivência dos empreendimentos.

Internet é caminho para empresários voltarem a vender. Divulgação
O consultor em Gestão Empresarial, Diego Martins. Divulgação

Diego cita, por exemplo, o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, divulgado em maio pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Neste estudo, 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras online durante a quarentena e em quase metade dos casos, o aumento foi superior a 50%. “Mesmo aqueles que tinham receio de fazer compras online, incluindo coisas corriqueiras como um pedido por um aplicativo de entrega de comida, acabaram aderindo à experiência e sentiram que é confiável fazer compras nesse formato. Por isso, é preciso urgentemente digitalizar seu negócio, encontrar formas de vender no ambiente digital com a mesma qualidade, experiência, atenção que o ambiente presencial permite”, afirma.

O que dizem as pesquisas?

Outra pesquisa lançada na véspera do Dia dos Namorados se mostra ainda mais promissora: 60% da população brasileira afirmou que compraria o presente online. E, ao contrário do que vinha acontecendo, o foco não seriam os itens essenciais. Para exemplificar: moda (24,9%), chocolates (21,8%), perfumaria e cosméticos (20,3%) e joias (14,6%), segundo levantamento online realizado com mais de 1,9 mil entrevistados pela NZN Intelligence.

“Os empresários – do pequeno ao grande – precisam estar antenados às mudanças no comportamento do consumidor a partir do isolamento social. Neste sentido, há inúmeros estudos que mostram que a migração para as compras em ambientes virtuais vai se manter em alta também no pós pandemia. Sem dúvida, este é um caminho sem volta”, alerta. Dados divulgados pela Google, apontaram também que somente no mês de março, buscas por “como fazer compras online” aumentaram exponenciais 198% no Brasil. “Não há como ignorar números tão impactantes afinal de contas”, garante Martins.

Como os pequenos podem migrar para o online, afinal?

Como o desenvolvimento de um site para e-commerce pode sair caro para os pequenos empresários, o consultor explica que há saídas prontas. Sim, há saídas mais baratas e até mesmo gratuitas para quem não tem caixa para investir no seu próprio ambiente de vendas online. Ele cita, para exemplificar, os marketplaces de grandes marcas tais como Magazine Luiza e Americanas. Além disso, ele destaca diversas iniciativas colocadas em prática para impulsionar a venda de comerciantes locais como aplicativos criados para dar visibilidade e impulsionar os pequenos negócios.

“É possível vender tanto pelo Whatsapp, como também usar as lojas do Facebook e Instagram que estão disponíveis sem custos. Existem diversas alternativas que podem ser exploradas. O essencial, para quem quer sobreviver, é driblar a frustração com o momento e colocar em prática novas ideias. Você pode buscar ajuda especializada em entidades como o Sebrae, nas associações comerciais, ou em consultorias. Além de ajudar no planejamento para vender on-line, elas podem auxiliar os pequenos e médios empresários a fazerem uma gestão de caixa correta e cuidadosa. Ou seja, ajustando o negócio para que ele possa voltar a vender e entre nos trilhos do crescimento”, finaliza.

[#GustavoSiqueira]

Espaço Publicitário