Semanas atrás o Ministério da Educação e o INEP confirmaram a realização e divulgaram o cronograma dessa edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021. As inscrições para as provas deste ano se encerram às 23h59 de hoje e quem ainda não a fez deve acessar o portal do Inep.

Onde a nota pode ser utilizada
O ENEM é considerado uma das principais portas de entrada ao ensino superior do Brasil. A prova, hoje, viabiliza o acesso à diversas universidades e institutos de ensino público e privado, pois com as notas é possível se inscrever em diversos programas como PROUNI, SISU e FIES.
Sobre a inscrição
Na plataforma de inscrição um assistente virtual deverá guiar o candidato, ajudando-o a realizar as inscrições e preencher diversos dados pessoais, como RG e CPF. Vale lembrar que quem não teve direito à isenção deverá pagar até o dia 19 deste mês uma taxa no valor de R$85.
Diferenças desta edição do ENEM
A prova será aplicada em dois finais de semana separados (21 e 28 de novembro) e continua com o formato de divisão em áreas do conhecimento (4 ao todo), além da redação. Um destaque para esta edição é a segunda aplicação do ENEM Digital, que dessa vez acontece no mesmo dia da versão impressa.
Como funciona o ENEM digital
O ENEM Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021 e, também, para treineiros. Durante o ato de inscrição o estudante deverá selecionar qual modalidade de prova quer realizar (impressa ou digital). É importante destacar que, nesta versão, os estudantes também deverão se deslocar para locais de prova assim como os que optarem pela prova impressa, ou seja, não é possível realizar o exame em um computador próprio, em casa.
Separamos abaixo, um calendário com as próximas datas relacionadas ao ENEM:
- 30 de junho a 14 de julho: Período de inscrição;
- 23 de julho: Resultado do pedido do atendimento especializado;
- 26 a 30 de julho: Recurso do atendimento especializado;
- 4 de agosto: Resultado do recurso;
- 19 a 23 de julho: Solicitação do tratamento pelo nome social;
- 30 de julho: Resultado do pedido de tratamento pelo nome social;
- 2 a 6 de agosto: Recurso do tratamento pelo nome social;
- 21 e 28 de novembro: Aplicação das provas do exame.