A partir de 1º de setembro, o History dá início à sua programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Produções inéditas e especiais, em diferentes formatos e plataformas, irão celebrar umas das mais importantes datas para o país, ao longo de todo o mês de setembro.

B de Brasil

A série de quatro episódios B de Brasil, apresentada por Eduardo Bueno, que estreia no dia 7 de setembro, revela o lado B de todo o processo da Independência. Mescla de documentário com entrevistas e dramatização, revela alguns fatos pouco conhecidos sobre personagens e eventos da época.

Estreia: 7/9, quarta-feira, 23h05

A série em quatro episódios, coproduzida pela Moonshot Pictures e conduzida por Eduardo Bueno, trata do processo de Independência do Brasil com um olhar inédito e diferenciado para o passado, presente e futuro do país. Em uma mistura de documentário com programa de entrevistas, o apresentador conduz a linha do tempo com a ajuda de historiadores e depoimentos de personalidades históricas.

No primeiro episódio, A Independência no Divã, Eduardo Bueno conversa com D. Pedro como se fossem terapeuta e paciente. Ao longo do episódio, D. Pedro vai revelando os principais momentos e pessoas da sua vida. Das desavenças com os pais até as dezenas de filhos, do nascimento ao regresso a Portugal, do Dia do Fico à guerra contra o próprio irmão, um olhar sobre toda a existência de Pedro, mostrando a vida inesperada e contraditória do primeiro imperador do Brasil.

Dicionário da Independência

E são tantos os fatos que levaram à proclamação da Independência que, com 24 episódios, a série Dicionário da Independência, em formato curto, traz na forma de abecedário as palavras mais relevantes relacionadas a este evento. As veiculações já começam no dia 1 de setembro.

Estreia: 1/9, quinta-feira, 23h

Nesta coprodução com a Moonshot Pictures, Eduardo Bueno guia os expectadores pela história da Independência do Brasil com seu jeito único. Ao escolher palavras importantes, ele conta aspectos diferentes do processo de independência. A cada letra, uma nova palavra e uma nova visão sobre a história que todos conhecemos – ou ao menos achamos que conhecemos! São 24 programas de três minutos.

No primeiro episódio, Letra A, Eduardo Bueno fala sobre a definição de Assinatura nos tempos da independência do Brasil.

Insurgentes

Já a série Insurgentes, que estreia dia 5 com apresentação de Ricardo Carvalho, destaca a importância, nem sempre lembrada, do Nordeste brasileiro no processo da independência de Portugal. Neste especial são narradas as revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que articularam esses movimentos.

Estreia: 5/9, segunda-feira, 23h05

Em cinco episódios, a série apresentada por Ricardo Carvalho revela a importância do Nordeste, palco de diversas revoltas entre os períodos colonial e imperial. Em sua maioria, lembradas pelas violentas batalhas travadas entre elite e povo, brancos e negros, interesses da minoria contra o benefício da maioria. Mas pouco se fala sobre os eventos que culminaram nas batalhas e as pessoas por detrás delas.

Uma coprodução com a Idé Productions, Insurgentes narra cinco revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que articularam os movimentos: a revolta da Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí. 

Inventores do Brasil

A série em 13 episódios apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com direção de Bruno Barreto, percorre as biografias de algumas das figuras mais influentes no processo de construção do Brasil, de Dom Pedro II a Tancredo Neves.

Estreia: 8/9, quinta-feira, 23h05

Apresentada por Fernando Henrique Cardoso, também coautor do roteiro, ao lado de Elio Gaspari, a produção recupera a memória das mais influentes personalidades da História do Brasil. A série mostra como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país, como Dom Pedro II e Joaquim Nabuco; Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda; Barão do Rio Branco; Getúlio Vargas; Juscelino Kubitschek; Dom Helder Câmara; Castelo Branco; Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

O episódio de estreia, Dom Pedro II e Joaquim Nabuco, aborda como diferentes personagens ajudaram a pensar e construir o país. Os anos de reinado de Dom Pedro II e as ideias abolicionistas de Joaquim Nabuco. Em seguida, Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda resgata os grandes nomes da história do Brasil, por meio dessas personalidades.

Aqui Tem História

E em Aqui Tem História, de oito episódios, apresentada e conduzida pelo historiador Thiago Gomide com apoio da jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz, mais curiosidades são reveladas por meio de pontos históricos e sua relação com a Independência, incluindo detalhes da culinária brasileira que remonta aqueles tempos.

Estreia: 5/9, segunda-feira, 21h10

Em oito episódios em formato curto, conduzidos pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz, a série apresenta curiosidades e a influência dos 200 anos de Independência na culinária brasileira.

Uma parceria do History com a editoria de gastronomia Paladar, do Estadão, coproduzida pela Studio 750, percorre os principais pontos históricos de São Paulo para apresentar fatos, aspectos gastronômicos e curiosidades a eles vinculados. Entre eles, a origem do nome do Viaduto do Chá, as iguarias dos monges do Mosteiro de São Bento e como era a comida de rua em 1822.

No primeiro episódio, Viaduto do Chá, Thiago conta a origem do nome de um dos viadutos mais famosos da cidade de São Paulo e, junto de Patrícia, comentam a importância do café e do chá na época da independência do Brasil.

Comentários

Deixe a sua opinião