Nesta quarta-feira (16), o Governo do Estado do Paraná divulgou o calendário de vacinação para todo o Estado, e a previsão é boa! Se o ritmo da vacinação continuar como está, até final de setembro toda a população com mais de 18 anos irá poder tomar, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19.
A expectativa com o calendário de vacinação do Paraná é de que 8.736.014 paranaenses sejam imunizados contra a covid-19.
“Vamos vacinar toda a população do Paraná com pelo menos uma dose até o final de setembro, criando uma imunização importante para proteger as famílias paranaenses. O compromisso do Estado com o apoio dos municípios é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas, no menor tempo possível”,
Governador Carlos Massa Ratinho Junior
Esse calendário foi definido a partir da média de envios de lotes da vacina contra a covid-19, que é de um lote por semana, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, o Paraná deve receber em breve o envio da vacina da Janssen.
Datas para a vacinação no Paraná
Seguindo o calendário de vacinação publicado pelo Governo do Estado do Paraná, a vacinação irá acontecer em ordem decrescente, ou seja, primeiro os grupos prioritários, com pessoas mais velhas (esse grupo é de cerca de 4.931.989 pessoas no estado). No momento, o Estado já está vacinando pessoas com mais de 40 anos.

As datas serão:
- 4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
- 19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
- 23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
- 20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.
Calendário de vacinação para Foz
Já em Foz do Iguaçu, a previsão para vacinação de iguaçuenses é de um pouco mais cedo do que a do Estado. De acordo com a Secretária de Saúde de Foz, a população acima de 18 anos deve tomar a primeira dose até o final de agosto.
Pela dinâmica que estamos vendo de vacinação, que a cidade vem enfretando também, a previsão é de que até final de agosto, estará toda a população acima de 18 anos vacinada contra a covid-19.
“Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, ele pode pactuar essa diminuição de faixa etária e expandir a imunização para mais pessoas. O pedido do governador Ratinho Junior é acelerar a vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.