Na reunião da comissão de enfrentamento a covid-19 feita nesta tarde de terça-feira (11), foram definidas novas medidas na cidade e também nas nove cidades que compõe a 9ª regional. A reunião ocorreu na cidade de Medianeira, com prefeitos e secretários de saúde das nove cidades e a chefe da 9ª Regional, Iélita Santos.

As medidas estão sendo tomadas devido ao crescimento significativo de casos de covid-19 na cidade e os Hospitais cheios. 

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu está com 100% de ocupação, segundo o boletim de hoje, e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti está com 64%. A situação vem preocupando a todos. 

Sendo assim, o fechamento total das atividades e a restrição da circulação de pessoas acontecerá neste e no próximo final de semana.

Mesmo formato de março

No mesmo formato como ocorreu no mês de março, com fechamento do comércio às 17 horas de sábado e toque de recolher das 18h de sábado até as 5h de segunda-feira. Cada município terá a liberdade de decidir os horários de encerramento do comércio.

O decreto contendo todas as medidas que serão adotadas em Foz do Iguaçu será publicado ainda hoje no Diário Oficial.

Municípios da 9ª Regional de Saúde adotarão medidas restritiva

Não só Foz do Iguaçu como os nove municípios da região Oeste que compõem a 9ª Regional de Saúde do Paraná vão adotar medidas mais restritivas aos finais de semana para reduzir o número de casos e hospitalizações por conta da Covid-19.

Ocupação de leitos

A proposta é reduzir o nível de transmissão da Covid-19, que voltou a subir após quase um mês de queda. Dados da Macro Oeste apontam uma ocupação de leitos de UTI de 96%.

Em Foz do Iguaçu, a ocupação de leitos de UTI está em 100% no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência no tratamento para a região Oeste. Nos nove municípios da região são quase 50 mil casos da doença desde o início da pandemia e 1.071 mortes, sendo 813 em Foz do Iguaçu.

Mais medidas podem vir

O crescente número de casos em todos os municípios preocupa as autoridades, que debateram outras medidas restritivas, como a suspensão das atividades esportivas coletivas, a redução no horário do toque de recolher durante a semana – atualmente em vigência das 23h às 5h, a limitação de pessoas em reuniões familiares e o reforço da fiscalização, com apoio integral da Polícia Militar. Essas propostas serão levadas ao secretário estadual de saúde Beto Preto nesta quarta-feira, em Curitiba, pela chefe da 9ª Regional e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. A ideia é alinhar as medidas e obter apoio do Governo do Estado.

Informações da Agência Municipal de notícias de Foz do Iguaçu.

Comentários

4 Comentários

Deixe a sua opinião