A data do dia 19 de julho é muito especial, pois se comemora o esporte de maior paixão do país, o Futebol.

No entanto, mesmo este sendo um dos esportes mais populares no Brasil, o futebol nasceu, segundo a história, na Inglaterra em 1863 e foi introduzido oficialmente como esporte no país por Charles Miller, em 1894. Algum tempo depois, foi realizada a primeira partida no país: Companhia Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás, as equipes foram formadas por alguns ingleses que moravam em São Paulo.

Origem do Dia Nacional do Futebol

Esta data foi escolhida e criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, que na época se chamava Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Seu objetivo foi era homenagear um time do Rio Grande do Sul, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Esse foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, sendo o clube que está há mais tempo em atividade no país.

O “Vovô” do futebol brasileiro tem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e é bastante tradicional. Tanto que já foi campeão gaúcho uma vez, em 1936. Bateu o Inter na final, por placar agregado de 5 a 2.

Esse título de “1º clube de futebol do Brasil” pode gerar algumas dúvidas entre os amantes da história do futebol nacional. Principalmente porque outros times foram fundados antes (como o São Paulo Athletic Club, o Mackenzie e o Germânia), mas todos estão extintos atualmente.

Além disso, existem outros, como o Flamengo (Clube de Regatas do Flamengo), que foram fundados antes, mas só passaram a ter um time de futebol depois de 1900. O único que surgiu no mesmo ano do Rio Grande foi a Ponte Preta, mas 23 dias depois, em 11 de agosto.

O Futebol em Foz

foz futebol clube
Escudo Foz do Iguaçu Futebol Clube/ Imagem: Internet

Foi fundado em 9 de fevereiro de 1996 e suas cores são o azul e o branco. Manda seus jogos no Estádio do ABC.

Foz Cataratas Futebol Feminino
Foz Cataratas Futebol Feminino/ Imagem: Internet

Este projeto teve inicio em novembro de 2009, e teve como seu idealizador o locutor esportivo Luciano do Valle, e também o professor de Educação Física Alekssandro Hamann Fogagnoli.

O início dos treinamentos ocorreram em 22 de fevereiro de 2010, e sua estréia nos gramados foi dia 7 de março de 2010.

O jogo de estréia foi na véspera do Dia Internacional da Mulher, realizado no Estádio do ABC,  com o resultado de vitória contra a Universidad Autónoma, do Paraguai, por 2 a 1.

O time se caracteriza pelo uniforme com as cores azul celeste e branco.

No seu primeiro ano, conquistou o Campeonato Paranaense e o vice da Copa do Brasil, considerado então o campeonato nacional.

Veja mais

Penso não ser uma pessoa que saiba, mas que busca o conhecimento

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião