Áreas verdes com espécies nativas, captação de água, máximo aproveitamento da iluminação natural tornam nova sede do Conselho Regional de Educação Física do Paraná parcialmente suficiente em energia e água

O Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná (CREF9/PR) inaugura, nesta sexta-feira (dia 14), o primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no país. Construído dentro dos critérios da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), a nova sede preza pela eficiência energética, para atender seus registrados com mais qualidade e conforto. Além de sistema de captação de água, separação de lixo na origem e medidas para economia de energia, a nova sede também conta com área verde e bicicletário para incentivar uso de transporte alternativo.

Localizada na Dr. Faivre nº 880, a nova sede do CREF9/PR conta com total de 1770m², distribuídos em seis andares. O prédio conta com portaria, sala de segurança, sala de espera, elevadores, auditório para atividades de capacitação  e eventos, amplo local de atendimento, entre outros espaços. Para incentivar o uso de transporte alternativo, o CREF9/PR contará com 14 vagas de bicicletas para serem utilizados por seus funcionários e visitantes. A nova sede conta ainda com quase 150m² de área verde, 55% composta de espécies nativas.

Com mais de 30 mil profissionais registrados no Paraná, o CREF9/PR funcionava há quase 10 anos na sede da Rua Amintas de Barros e agora dá um passo importante para valorização do Profissional de Educação Física. “Ao longo de sua história, o Conselho garantiu inúmeras conquistas e avanços na luta pelos interesses dos nossos profissionais. O número de registrados cresceu muito, assim como nossa representatividade e credibilidade junto a sociedade. A nova sede chega para atender o registados de maneira mais ágil e qualificada. Além disso, inaugurar o primeiro prédio ecológico de um conselho profissional no Brasil é motivo de muito orgulho para nós, ”, afirmou o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco.

Construção sustentável

O processo de certificação LEED, destinado às construções sustentáveis, começou já no processo de demolição e limpeza do terreno onde a nova sede do CREF9/PR seria construída. Todo o resíduo oriundo da demolição foi reaproveitado, assim como as embalagens plásticas e de papelão das matérias primas da obra, que foram cuidadosamente separadas e destinadas a reciclagem. O novo prédio do CREF9/PR também priorizou a sustentabilidade em seus acabamentos. Além do uso da tinta à base de agua, os silicones e selantes tem controle de VOC, garantindo também a qualidade do ar.

Água e energia

Algumas medidas para a redução de energia foram utilizadas, como o uso de lâmpadas LED, uso de energia natural e sensores de ocupação.  Os painéis fotovoltaicos irão suprir parte da demanda de energia dos seis andares. O ar condicionado da nova sede do CREF9/PR, será em VRF modular, sistema no qual os espaços ocupados por poucas pessoas serão condicionados com a capacidade mínima, gerando uma grande economia energética. As janelas receberam uma proteção solar, que diminuí a entrada de raios solares no prédio, auxiliando também na economia energética do ar condicionado.

O prédio também conta com sistema de captação de água e reservatório com capacidade de 10 mil litros de água. Nesse sistema de reaproveitamento, 100% dessa água será filtrada e reutilizada nas cubas sanitárias e irrigação de todo prédio. Além disso, todo o lixo do prédio será separado a partir da sua origem, e depois destinado a reciclagem.

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná | CREF9/PR
E-mail: crefpr@crefpr.org.br
Rua Amintas de Barros, 581, Centro – Curitiba
Fone: (41) 3363-8388
www.crefpr.org.br | www.facebook.com/cref9pr

Comentários

Deixe a sua opinião