Você já visitou uma redação jornalística? Alías, você sabe o que é uma redação jornalística?

Uma redação é o espaço dentro de um jornal/ estúdio/ revista onde são produzidas e editadas as matérias, seja ela em vídeo ou texto.

Dito isso, você sabia que tem uma aqui na Tríplice Fronteira? Continue aqui, que vou mostrar detalhes de como é a redação do Grupo 100fronteiras e como é feito o trabalho que não tem fronteiras!

Para quem já conhece sabe a história da 100f, mas para quem está chegando agora, vamos lá: nós somos uma mídia local trinacional, somos sem fronteiras e a nossa missão é a integração da Tríplice Fronteira – Argentina, Brasil e Paraguai.

Quem pensou nisso foi Carlos e Lilian Grellmann, há 17 anos atrás quando acreditaram que poderíamos não ter fronteiras. Desde então, já são 200 edições da Revista 100fronteiras ininterruptas, vários eventos de experiências, o portal em que você está lendo esta matéria, que nasceu durante a pandemia, momento em que precisamos nos reinventar, e já adianto, deu certo!

O nome da redação

O nome escolhido foi Redação Alberto Santos Dumont – uma homenagem ao pai da aviação e grande inventor – que além de ser um brasileiro muito notável na sua época, também foi o responsável por tornar as Cataratas do Iguaçu um patrimônio público. Nossa admiração pelo aviador está estampada na fachada de nossa sede.

A redação da 100f passou por uma reforma em 2020, toda a obra foi feita com parceiros locais e trinacionais, 100% dos materiais foram da região.

Inclusive, o arquiteto que projetou a redação é iguaçuense, nascido e formado em Foz. Jorge Fuenttes foi quem participou do desafio de uma nova 100fronteiras.

100f: um formato horizontal e criativo

A inspiração para a nova redação veio de várias referências que o Publisher da 100fronteiras, Denys Grellmann, buscou em viagens, cursos e filmes. O objetivo foi trazer uma “vibe” industrial de alto padrão, um exemplo disso é o escritório da Meta, Nokia, Dropbox e Slack.

Escritório Slack Toronto
Escritório Slack, em Toronto. Foto reproduzida do ArchDaily.

Os escritórios dessas grandes marcas adotam um estilo industrial com cores criativas, e formato horizontal, características comum com a redação da 100fronteiras.

A forma horizontal da redação foi idealizada para melhorar a comunicação, as tomadas de decisões e acelerar também a nossa transformação digital.

Redação Grupo 100fronteiras
Todas as mesas no mesmo ambiente integram o formato horizontal, todos os colaboradores trabalham no mesmo ambiente, desde o estagiário até o CEO. Foto: Kiko Sierich

A gestão horizontal consiste em todos os colaboradores trabalharem no mesmo ambiente, separados em quatro nichos de mesas. Assim, desde o estagiário até a CEO do grupo, todos ocupam o mesmo espaço e trocam informações de forma livre.

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

As três televisões localizadas no centro da redação não estão ali por qualquer motivo, todas tem a sua função. A primeira TV deixamos exclusiva para os dados do portal 100fronteiras.com, em tempo real, isso nos permite ter um acompanhamento dos dados para compreender o comportamento e tomar decisões. Na tv central, deixamos passando a 100fronteiras TV, ou um canal local. A terceira e última fica sintonizada em uma rede nacional de notícias.

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

Também temos um lounge, integrado com a biblioteca, o espaço é reservado tanto para ler um livro, conversar, e até mesmo para algumas reuniões rápidas. Na biblioteca colecionamos livros de autores locais e grandes obras populares. Além de todos as 202 edições da revista 100fronteiras.

Se vocês observarem, ali no canto direito, em cima do hidrante (caixa vermelha) tem um quadro, esse quadro é a capa da primeira edição da revista 100fronteiras, e ao lado dela o nosso mascote, Mingo.

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

No caminho para a sala de reuniões, temos um espaço de três pilares, com cores que estimulam a criatividade e que fazem o diferencial da redação, esse espaço também é instagramável, e já está no feed de algumas personalidades da região trinacional.

Redação 100fronteiras
Foto: Kiko Sierich.

Agora vou te apresentar a sala de reunião aquário, um dos lugares mais importantes da redação, onde recebemos nossos usuários, leitores, parceiros comerciais, autoridades, e visitas. Ali também é um local onde a equipe troca figurinhas, faz planejamentos, e reuniões importantes.

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

É na sala que deixamos a nossa marca e conquistas. Alinhada à mesa e a tv, deixamos a logo 100FRONTEIRAS e ao lado dela fica os troféus de alguns prêmios que já recebemos.

  • Redação Grupo 100fronteiras
  • Prêmios 100fronteiras
  • Redação 100fronteiras
  • Redação 100fronteiras

Um lugar na redação que poucos conheçem

Já não é novidade que somos apaixonados pela Tríplice Fronteira, e que integrar Argentina Brasil e Paraguai é a nossa missão. Mas como representar isso em nosso local de trabalho?

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

Encontramos uma solução! E só quem senta de frente para a janela tem essa vista privilegiada.

Representamos a nossa paixão na sala de reuniões com as bandeiras da Argentina, Brasil e Paraguai, respectivamente em ordem alfabética.

Redação Grupo 100fronteiras
Foto: Kiko SIerich

Todos são bem-vindos

A redação é da Tríplice Fronteira! Se você gostou do nosso espaço e deseja ver de perto, ficaremos muito felizes em recebê-lo para tomar um cafézinho. Basta entrar em contato que a gente agenda a visita.

Comentários

Deixe a sua opinião