Neste mês, a 100fronteiras teve o prazer de conversar com o Colegiado da Conscienciologia de Foz do Iguaçu. A conversa durou quase uma hora, mas se pudesse teria durado muito mais, com o tanto de conteúdo interessante que a Conscienciologia tem a oferecer.  

O Colegiado da Conscienciologia é formado por 6 membros, a Dulce Daou, Rosa Nader, Nina Rosa, Ruy Bueno Alexandre Balthazar e o Caio Polizel.  

Entrevista Colegiado Conscienciologia
Entrevista online com o Colegiado da Conscienciologia.

O Colegiado da Conscienciologia foi uma proposta feita pelo professor Waldo Vieira onde em uma de suas obras ele sugeriu que quando falecesse (dessomar) o Colegiado iria assumir as atividades que ele era responsável.

“Entendemos que o professor Waldo ao sugerir o Colegiado, destacou vários papéis dentro da comunidade Conscienciologica.”   

Comenta Alexandre Balthazar, que participa do Colegiado da Conscienciologia desde a primeira gestão.
Colegiado Conscienciologia
Da esquerda para direita: Alexandre Balthazar, Rosa Nader, Ruy Bueno, Dulce Daou, Caio Polizel, e Ninarosa Manfroi. Foto: Divulgação.

O Colegiado da Conscienciologia já está na sua segunda gestão, todas as funções e decisões tomadas dentro Colegiado são feitas de maneira democrática e horizontal. Todos os membros que fazem parte, foram eleitos pela CCCI – Comunidade Conscienciológica  Cosmoética Internacional, que se compõe de 25 instituições espalhadas pelo Brasil e Exterior.

A CCCI – Comunidade Conscienciológica  Cosmoética Internacional é formada por 25 instituições, são diversas escolas de Conscienciologia com suas especialidades. Foz do Iguaçu tem várias especialidades o CEAEC é uma escola de parapsiquismo, e foi o primeiro campus de Conscienciologia em Foz do Iguaçu. Aqui temos um conjunto de campus e especialidades, de onde surge o nome Cognópolis que é a Cidade do Conhecimento. 

Voluntariados da Conscienciologia

O professor Waldo é o proponente das Neociências e isso deu a ele uma autoridade moral muito grande.

“A partir das obras que o professor Waldo ia publicando, nós, estudiosos íamos sendo atraídos.”

Diz alexandre balthazar.

A maioria dos voluntários da Conscienciologia são de outras regiões, e vieram para Foz do Iguaçu para se voluntariar, e, consequentemente, reconstruir suas vidas. Essa escolha dos voluntários propiciou um grande reflexo em Foz do Iguaçu e no Paraná como um todo, pois muitos veem para estudar, trabalhar, em áreas da medicina, engenharia, educação, e várias outras. E isso acabou qualificando a capacitação da cidade. 

“Todos do Colegiado vieram para a cidade já com a intenção de se voluntariar, e foram construindo uma vida.” 

Comenta ruy bueno.

Rosa Nader, diz que escolheu Foz do Iguaçu entre várias outras sedes da Conscienciologia principalmente pela convivência com o professor Waldo Vieira. 

“O professor estava fazendo um trabalho pioneiro aqui na cidade, e essa seria a única oportunidade que eu teria de ter o contato com alguém que propôs, por exemplo, o conceito da desperticidade que é um conceito que eu acho primordial na nossa vida e também destacou o papel da cognição da escrita, eu poderia ter continuado na condição de voluntária lá no Rio de Janeiro, mas optei para vir devido a essa concentração do trabalho, então acho que Foz do Iguaçu foi agraciado com esse trabalho pioneiro do professor Waldo Vieira.” 

Finalizou Rosa Nader.
Colegiado da Conscienciologia
Colegiado da Conscienciologia (da esquerda para a direita, Caio Polizel, Rosa Nader, Alexandre Balthazar, Dulce Daou, Ruy Bueno e Ninarosa Manfroi). Foto: Divulgação.

O Campus CEAEC tem um papel muito importante, não apenas por ser o primeiro Campus da Conscienciologia em Foz do Iguaçu, mas também por ser o Campus onde o professor Waldo Vieira residiu. A Holoteca/ Holociclo é onde fica o escritório do professor Waldo e a biblioteca original dele, que montou por toda vida. 

O CEAEC é muito rico por ter vários artefatos, um grande conjunto de livros e objetos que transmitem conhecimento, que é um dos valores essenciais da Conscienciologia. Esses valores foram criados entorno do Campus, e com isso a eterna memória na pessoa que foi Waldo Vieira de ser aglutinador.

Holociclo Conscienciologia
Holociclo. Foto: divulgação CEAEC.

Dulce Daou, comenta que professor Waldo Vieira explicou sobre o porquê de ter escolhido Foz do Iguaçu, e um dos pontos mencionados, é o porte da cidade, pois é uma cidade média que oferece muitas oportunidades, e não tem aquele “stress de cidade grande”. Além da questão das fronteiras e há a “exuberância energética de Foz do Iguaçu.” 

Na Conscienciologia, existem voluntários de várias partes do planeta: Portugal, Espanha, Alemanha e Austrália. Perguntei ao Colegiado o que era preciso para se voluntariar, e eles responderam que, para se tornar um voluntário, é preciso apenas ter afinidade com as ideias da Conscienciologia, e valorizar a assistência esclarecedora aos interessados. 

Conscienciologia na pandemia

Com a chegada da pandemia, as Instituições tiveram uma grande força tarefa na busca de adotar uma cultura de EAD para manter sua sustentabilidade, pois várias atividades que eram presenciais tiveram de ser suspensas. 

“Foi feito um movimento até que relativamente rápido, avançamos 5,6 anos na cultura de educação a distância em poucos meses. Em 4 meses estávamos profissionais na plataforma e também de montar cursos adaptados ao EAD. Voluntários de várias Instituições que tinham competência na área de tecnologia nos ajudaram com a adaptação.”

Comenta Ruy Bueno sobre a adaptação.

O CEAEC ainda não voltou com as atividades presenciais. Então foi um grande desafio para toda a Conscienciologia esse período, vários cursos foram desenvolvidos para que, de certa forma, continuassem os trabalhos.

A Enciclopédia da Conscienciologia desde 2007 foi aberta para que as pessoas pudessem estar escrevendo e publicando verbetes, e elas se tornaram verbetógrafas. No Tertuliarium, acontece as Tertúlias que são aulas/conversas entre os verbetógrafos, e hoje, existem mais de 800. Diariamente, há mais de uma década eles desenvolvem e debatem um tema no Tertuliarium.

Durante a pandemia os verbetógrafos começaram a realizar seus debates através de transmissão pela internet. Essa foi uma condição que foi implantada para que as atividades continuassem acontecendo.

Existe um grupo no Telegram, onde são enviados avisos sobre as Tertúlias e agendas de Verbetes.

Dulce Daou destaca que o professor Waldo sempre teve uma certa inovação, já que em suas Tertúlias ele recebia perguntas via Internet. 

Campus CEAEC
Campus CEAEC. Foto: divulgação CEAEC.

Existem mais de 5 mil verbetes no CEAEC, desses 2.019 são de Waldo Vieira. O CEAEC oferece cursos EAD, que estão disponíveis aqui

Livro de Waldo Vieira por Kátia Arakaki

Kátia Arakaki é voluntária da Conscienciologia há mais de duas décadas, e em 2001 veio para Foz do Iguaçu. Na Conscienciologia Kátia teve a grande oportunidade de registrar as falas do professor Waldo Vieira, nas diversas atividades, um rico material.

Kátia é psicóloga, no livro ela apresenta uma análise de 30 características da personalidade do professor Waldo Vieira, fundador da ciência Conscienciologica, o estudo da consciência integral, além da vida humana. Rosa Nader foi revisora e prefaciadora do livro.

O livro está disponível da Amazon Prime.

Livro sobre Waldo Vieira Katia Arakaki

Capa do livro Waldo Vieira Personalidade Exemplarista Cosmoética, por Kátia Arakaki.