Usado pela polícia de São Paulo e Santa Catarina, será que as câmeras nas fardas irão reduzir a violência no Estado do Paraná? Leia a matéria e entenda.
Nessa semana, o Governo do Paraná abrirá uma licitação para a contratação de uma empresa responsável pela instalação de câmeras de filmagem nos uniformes e veículos policiais.
Tendo em vista a boa experiência em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina, a medida deseja diminuir a violência policial.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, a viabilidade da tecnologia ainda precisa ser estudada.
Benefícios das câmeras nas fardas
Após a instalação dos aparelhos, São Paulo teve uma redução de 61% das mortes cometidas por policiais. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as câmeras evitaram mais de 100 mortes no estado de São Paulo.
A tecnologia traz benefícios para a polícia e para a população, de acordo com especialistas de segurança.

A situação paranaense
Em um balanço da Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, a Policia Militar matou 488 pessoas em confrontos em 2022.
Esse número mostra um aumento de 17% em comparação de 2022 para 2021.
Dessas mortes no estado do Paraná, Curitiba registrou 121 casos. Em seguida, Londrina está com 50 mortes. E, por último, Foz do Iguaçu com 22 falecimentos.