Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Nunca antes se ouviu falar tanto que um Presidente da República esteve em Foz do Iguaçu, em um período de dois anos, como agora. Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República em 2018, ele já veio à cidade em seis ocasiões, todas a trabalho, para cumprir agenda de obras e solenidades relacionadas à Itaipu Binacional.

Desta vez, 07 de abril, ele veio a Foz do Iguaçu para a solenidade de entrega da pista de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e posse do novo diretor-geral da Itaipu, do lado brasileiro.

Bolsonaro e autoridades
Presidente Bolsonaro ao lado de autoridades. (Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

Momentos em que o Presidente da República esteve em Foz

  • A primeira vez que o Presidente Bolsonaro veio para Foz foi no início de 2019 para acompanhar a posse do diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
  • A segunda visita foi para assinar a construção da Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai.
  • Depois, em 2020, voltou a cidade para lançar a pedra fundamental para a duplicação da BR-469.
  • No final do ano passado, novamente esteve na cidade para visitar as obras da Ponte da Integração, ao lado do presidente do Paraguai.
  • E mais recentemente esteve na cidade para dar inicio as obras de revitalização do sistema Furnas.
  • Hoje (07) ele está pela sexta vez na cidade, em um intervalo de dois anos, para entregar a obra da pista do aeroporto e participar da posse do novo diretor-geral da Itaipu, João Francisco Ferreira.
marito-bolsonaro-presidentes-usina-itaipu
Marito e Bolsonaro na usina de Itaipu, em fevereiro de 2019. (Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

Sobre a nova pista do aeroporto

O presidente Jair Bolsonaro voltou nesta quarta-feira (7) a Foz para a solenidade de término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a transmissão de cargo do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, para o novo comandante da margem brasileira da empresa, general João Francisco Ferreira. Os eventos foram realizados no saguão de embarque do aeroporto e no Cineteatro dos Barrageiros, na usina, respectivamente.

Para relembrar, foi em 28 de fevereiro de 2020, que a Itaipu, governo federal e governo do Paraná anunciaram oficialmente o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – que integram o rol de investimentos estratégicos da Itaipu na infraestrutura da região.

pista-aeroporto-foz
Imagem da época das obras na pista do aeroporto. (Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

As melhorias no aeroporto com a participação da Itaipu foram além da ampliação da pista de pouso e decolagem, que de 2,1 mil metros agora tem 2,8 mil metros, 605 metros a mais. Incluíram além disso, a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso, entre a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves. Ambas também avançaram rapidamente e já estão praticamente prontas, faltando apenas o acabamento e a homologação junto à Infraero. As obras, com custos de R$ 69,4 milhões, das quais 80% são de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.

De acordo com a assessoria de imprensa da Itaipu, todas essas melhorias vão ajudar a tornar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu um hub na América do Sul, com conexão direta aos países da América do Sul, Europa e EUA. Pela localização geográfica privilegiada, o destino terá condições de se tornar uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil e uma das maiores na América do Sul.

Posse do novo Diretor

Já o segundo evento que o presidente Bolsonaro participou foi o da posse oficial do general João Francisco Ferreira, que desde 19 de fevereiro de 2021 já havia sido anunciado pelo presidente como novo diretor-geral da Itaipu, mesma data em que o presidente anunciou Silva e Luna para o comando da Petrobras.

General Silva e Luna, Presidente Bolsonaro e General João
Bolsonaro ao lado dos generais. (Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

O general João Francisco Ferreira substitui o general Joaquim Silva e Luna depois de dois anos e um mês frente à Itaipu. Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

General Silva e Luna, Presidente Bolsonaro e General João
General Silva e Luna cumprimentando o novo diretor-geral da Itaipu, João Francisco Ferreira, ao lado do Presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Patricia Iunovich/Itaipu)

Fonte: Itaipu Binacional

Espaço Publicitário