Arquiteto Marcelo Rosenbaum participa de live do SC Criativa, para abordar as várias facetas deste tema, em mais uma live colaborativa do SC Criativa. Assim, o evento será transmitido nesta quinta-feira (21/5), a partir das 19h00min, tanto no Facebook como no Youtube do Movimento. Além disto, contará também com a participação de arquitetos que têm atuado regionalmente, a saber: Dietmar Starke, Christian Krambeck e Daniela Sarmento.
Os convidados são, sem dúvida, nomes de peso na Arquitetura. Desta forma, trarão diferentes olhares para aspectos necessários de discussão, em um momento em que o mundo se volta para a reflexão de tudo em sua volta afinal. Neste sentido, o movimento SC Criativa tem como iniciativa não somente estimular como também, refletir sobre potencialidades em diferentes áreas da indústria criativa. Assim, o movimento busca não somente apoiar o capital intelectual mas também reproduzir conceitos inovadores, sempre de maneira reflexiva e oportunizando, posteriormente, a distribuição do conhecimento.
Conheça os Arquitetos e Arquitetas participantes da Live do SC Criativa
Christian Krambeck é arquiteto e urbanista formado pela FURB (2000) e mestre pela UFSC. Além disso, é sócio-fundador da Terra Arquitetura e Planejamento, professor e coordenou o Ateliê Vertical de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Também foi conselheiro estadual do CAU/SC (2015-2017) e IAB/SC (2016-2018) e atualmente atua como diretor do Instituto FURB. Além disto, atua nas áreas de habitação de interesse social e Planejamento Urbano e Regional. Os seus temas de interesse a saber são: arquitetura sustentável; arquitetura e arranjo social para o século XXI; mobilidade urbana; projetos e desenvolvimento para a política habitacional.
Daniela P. G. Sarmento é Arquiteta e Urbanista, mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB, com pesquisa realizada na área de Urbanismo e Gênero. Também é especialista em Planejamento Urbano e Regional pela FURB, com pesquisa na área de habitação de interesse social. Além disto, é sócia-proprietária do escritório Terra Arquitetura e Planejamento. Atualmente, atua na área de projetos de arquitetura e desenho urbano, é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Foi presidente do IAB – Núcleo Blumenau (2017-2018) e atualmente está presidente do CAU/SC.
Dietmar Starke iniciou sua trajetória traçando um plano urbanístico para a integração da Alemanha em um mestrado na Universidade de Artes de Berlim, quando o Muro, que dividia o país, veio abaixo. Além disto, projetou o Centro de Mulheres do Mundo Islâmico no Egito; igualmente trouxe para o Jacarezinho, comunidade na Zona Norte da capital fluminense, o primeiro projeto da Bauhaus construído depois da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, venceu o Architizer A+ Awards, com as Naves do Conhecimento, projeto que realizou como servidor da RioUrbe, empresa municipal de urbanização da Prefeitura do Rio.

Saiba mais sobre o Arquiteto Marcelo Rosenbaum que participará de live do SC Criativa
Marcelo Rosenbaum é Professor Honoris Causa de Arquitetura. Está à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design há mais de 20 anos. É fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu tecnologia social própria, o Design Essencial. Aliás, esta tecnologia tem a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social e ampliação de impactos, com o objetivo de trazer novos significados e processos inclusivos para essas cadeias de inovação.
Além disto, Rosenbaum ministra palestras e workshops sobre design e arquitetura como transformação social em diversas instituições e eventos. Destacadamente, participou do Domaine de Boisbuchet, What Design Can Do, Experimenta Portugal e Design Indaba na África do Sul. Entre os principais prêmios, a saber, estão: RIBA International Prize 2018, o Archdaily Building of the year (2018), APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (2017), Tomie Ohtake AkzoNobel (2017), e o terceiro lugar no Prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura da Latin American (2018). Além disto, também recebeu o prêmio de melhores produtos pelo Museu da Casa Brasileira em 4 edições (1999, 2016, 2017 e 2018).